Resumen
Este artículo aborda los modos en que se produce la educación infantil en familias de clase media, a partir de una investigación etnográfica. Atendiendo a las múltiples dimensiones que se entretejen en el desarrollo de las prácticas domésticas vinculadas a la educación de los niños, se analiza el entramado de aspectos vitales que se imbrican en los procesos formativos, y se evidencian las temporalidades de las prácticas y sentidos vinculados a ello, atendiendo a su dinamismo y sus transformaciones. El análisis se basa en el trabajo de campo realizado en 2015 y 2016, que consistió en entrevistas abiertas en profundidad con situaciones de observación participante con adultos que tenían niños en edad escolar a su cargo, en la zona norte del Área Metropolitana de Buenos Aires, Argentina.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).