Resumen
E se a longa história da relação entre cinema e pedagogia não passasse de uma feliz coincidência de pontos de vista, ou seja, uma confluência de posições políticas na escolha do lugar a partir do qual se constrói uma imagem do mundo? Definido dessa forma, como o gesto político que rege a construção do olhar, o ponto de vista torna as dimensões estética e ética do cinema indissociáveis, suscitando um debate que concerne, finalmente, não só à arte cinematográfica, mas também à escola, lugar que, da mesma forma que o cinema, enfrenta problemas como a organização do espaço, a relação com o tempo e o questionamento do poder discursivo.Citas
BAZIN, André. Qu'est-ce que le cinéma. Paris: Les Editions de Cerf, 1994.
BERGALA, Alain. Hipothèse cinéma. Petit traité de transmission du cinéma à l'école et ailleurs. Paris: Cahiers du cinéma, 2002.
BERGALA, Alain. Le Point de vue. Scérén-L'Eden cinéma, 2006.
COMOLLI, Jean-Louis. Voir et pouvoir. L'innoncence perdue: cinéma, télévision, fiction, documentaire. Lagrasse: Verdier, 2004.
COMOLLI, Jean-Louis. “Juissance et perte du personnage” , artigo publicado em Episodic nº 7, Personnage/Spectateur, 1999-2000.
GODARD, Jean-Luc. Jean-Luc Godard par Jean-Luc Godard. Tome 1. Paris: Cahiers du cinéma, 1998.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).