OS ESTUDOS DE PROBLEMAS BRASILEIROS NA UFRJ: APROXIMAÇÕES INSTITUCIONAIS
PDF

Palavras-chave

Política Educacional
Educação Moral e Cívica
Estudos de Problemas Brasileiros.

Resumo

Este artigo almeja contribuir para o conhecimento da institucionalização dos “Estudos de Problemas Brasileiros” -- EPB - na Universidade Federal do Rio de Janeiro -- UFRJ. Para isso, o artigo tem quatro alvos: a normatização da oferta dessa disciplina nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade; a peculiar posição da coordenação dos EPB na estrutura da UFRJ; o curso de atualização para professores de EPB no período 1971 a  1985; e, finalmente, a decisão dos órgãos colegiados da UFRJ de eliminar a obrigatoriedade dessa disciplina (1990), três anos antes da legislação federal (1993).

lacunha@cfch.ufrj.br

https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1665
PDF

Referências

Boletim da UFRJ, anos 1970 a 1990.

BRITO, D. T. de S. A disciplina Estudo de Problemas Brasileiros nas instituições de ensino superior no município do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 1976.

CUNHA, L. A. Educação e desenvolvimento social no Brasil, Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

CUNHA, L. A. “Sintonia oscilante: religião, moral e civismo no Brasil -- 1931/1997”, Cadernos de Pesquisa. São Paulo, no 131, maio/agosto. 2007.

CUNHA, L. A. “Ambiguidade ideológica na universidade: os Estudos de Problemas Brasileiros”, Revista do CFCH. Rio de Janeiro, no 1. 2010.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).