A INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAMPO DO CURRÍCULO
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave


internacionalização
cosmopolitismo
hibridismo.

Resumen

Esta nota de pesquisa visa a apresentar a investigação “A internacionalização do campo do currículo: hibridização, cosmopolitismo e conhecimento escolar”. Destaca o objetivo previsto, os procedimentos metodológicos, as questões do estudo e seu argumento central. Acentua que as categorias internacionalização, cosmopolitismo e hibridismo favorecem o alcance dos objetivos. Comenta as contribuições dos períodos de estágio sênior em Londres para maior compreensão das mencionadas categorias. Ressalta a concepção de hibridismo que passou a ser empregada no estudo. Finaliza acrescentando às categorias inicialmente escolhidas, a categoria poder, tida como indispensável para a análise do processo de internacionalização.
https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1666
PDF (Português (Brasil))

Citas

APPIAH, Kwame Anthony. Cosmopolitanism: ethics in a world of strangers. London: Penguin Books, 2007.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BECK, Ulrich. Cosmopolitan vision. Cambridge: Polity Press, 2012.

BURKE, Peter. Hibridismo cultural. São Leopoldo: Unisinos, 2003.

CAMICIA, Steven P.; FRANKLIN, Barry M. Curriculum reform in a globalised world: the discourses of cosmopolitanism and community. London Review of Education, v. 32, n. 2, p. 93-104, 2010.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).