Práticas alfabetizadoras contadas pelo "armário secreto" de uma professora experiente
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

práticas de alfabetização
professor experiente
saberes docente.

Cómo citar

Moura, T. A. de. (2018). Práticas alfabetizadoras contadas pelo "armário secreto" de uma professora experiente. Revista Contemporânea De Educação, 13(28), 554–572. https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16717

Resumen

Neste trabalho, o objetivo é analisar as práticas de alfabetização de uma professora experiente em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa qualitativa teve como instrumentos a observação em sala de aula e entrevista. Os dados foram organizados no eixo temático “A natureza do processo de alfabetização” e analisados em três categorias: concepção de alfabetização; escolha dos métodos de alfabetização; saberes docentes para alfabetizar. Contudo, os resultados revelam o quão complexo é ensinar a leitura e a escrita. Mas também se revelou que, para compreendermos esse objeto de estudo, é preciso ver nas entrelinhas e, portanto, descobrimos que o “armário secreto” de uma docente tem muito a nos contar sobre como estão sendo constituídas práticas alfabetizadoras.

https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16717
PDF (Português (Brasil))

Citas

ALMEIDA, L. C. Saberes e práticas de uma professora alfabetizadora bem-sucedida. 2013. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara 2013.

BARBOSA, V. R. Estudo comparativo entre as concepções teóricas e a prática de professores alfabetizadores. 2008. 234 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

BOGDAN, R. BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Lisboa: Porto Editora, 1994.

CARVALHO, M. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. 5. ed. -- Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed. UNIJUI, 1998.

GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre, Artmed, 2009.

GIMENO SACRISTÁN, J. Os professores como planejadores. In: GIMENO SACRISTÁN, J.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. São Paulo: Artmed, 1998, p.271-293.

______. O currículo na ação: a Arquitetura da Prática. In: GIMENO SACRISTÁN, J. O Currículo uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000, p. 201-280.

GONÇALVES, J. A. M. A carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, A. (org.) Vidas de Professores. 2.ed. Porto: Porto Editora, 2000, p. 141-197.

GUARNIERI, M. R. Tornando-se professor: o início na carreira docente e a consolidação da profissão. 1996. 157 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 1996.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.) Vidas de Professores. 2.ed. Porto: Porto Editora, 2000, p.31-78.

LOUREIRO, M. I. O desenvolvimento da carreira dos professores. In: ESTRELA, Maria T. Viver e construir a Profissão Docente. Porto: Porto Editora, 1997, p. 117-159.

MOLINARI, S. G. S. Escolhas didáticas de uma professora alfabetizadora. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

MOURA, T. A.; SILVA, G. P. Desenvolvimento profissional docente, PIBID e bonecas russas. Anais do II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educação: “por uma revolução no campo da formação de professores”, realizado de 7 a 9 de abril de 2014, p. 377-383.

NETO, O. Z. Tempo e saberes: a constituição do professor experiente em matemática. 2009. 232 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2009.

PIENTA, A. C. G. Aprendendo a ser professor: dificuldades e iniciativas na construção da práxis pedagógicas do professor iniciante. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007.

SOARES, M. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, nº 25, p.05-17, abr./2004a. Disponível em: http://scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf. Acesso em: 22 ago. 2014.

______. Letramento: um tema em três gêneros. 2.ed. 8.reimpr. - Belo Horizonte: Autêntica, 2004b.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2018 Revista Contemporânea de Educação

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.