A PRESENÇA DA RELIGIÃO NA EDUCAÇÃO POPULAR: O CASO DO PRÉ-VESTIBULAR PARA NEGROS E CARENTES
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Pré-Vestibular para Negros e Carentes. Agentes de Pastoral Negros. Educação popular.

Resumen

O Pré-Vestibular para Negros e Carentes - PVNC é um movimento de educação popular fundado em 1993 em São João de Mereti, Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro com o objetivo de preparar alunos pobres, brancos e pretos, que não tiveram acesso à instrução de qualidade para as provas dos vestibulares. Desde a fundação do PVNC os Agentes de Pastoral Negros - APNs estão envolvidos com o cotidiano do Movimento. Este artigo tem como objetivo apresentar como os APNs influenciaram na fundação e construção discursiva do PVNC.
https://doi.org/10.20500/rce.v9i17.1718
PDF (Português (Brasil))

Citas

BOBSIN, Oneide. Transformação no universo religioso. Porto Alegre: CEBI, 1994.

BRASIL. Construindo a democracia racial. Brasília: Presidência da República, 1998.

CARVALHO, José. Características do fenômeno religioso na sociedade contemporânea. Brasília: Universidade de Brasília, Série Antropologia, n. 114, , 1991.

CARVALHO, José. O encontro de velhas e novas religiões. Brasília: Universidade de Brasília, Série Antropologia, n. 131, 1992.

DURKHEIM, Emile. As formas elementares de vida religiosa. São Paulo: Paulinas, 1989.

FISCHER, Roseli. Foucault e a análise do discurso em educação. CIDADE-EDITORA?, Cadernos de Pesquisa, n. 114, nov. 2001.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).