A IMAGEM CORPORAL NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS ALUNOS: VISÃO DE PROFESSORES
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

currículo
ensino básico

Resumen

Considerando estabelecer novas propostas de trabalho pedagógico a partir da temática imagem corporal na promoção da saúde dos alunos, o objetivo deste estudo foi analisar a visão dos professores sobre a importância de se abordar a imagem corporal junto aos conteúdos, a forma como inseri-lo nas disciplinas curriculares bem como a sua influência na aprendizagem dos conteúdos. Professores de uma escola pública responderam às questões abertas, analisadas conforme seu conteúdo. De forma unânime, percebem a relevância do tema, expõem ideias de como trabalhá-lo transversalmente em suas disciplinas, e justificam porque acreditam que tenha influência positiva na aprendizagem dos conteúdos curriculares.

https://doi.org/10.20500/rce.v9i18.1864
PDF (Português (Brasil))

Citas

ABERASTURY, A.; KNOBEL, M. Adolescência Normal. Porto Alegre: Artes Médicas, 1981.

ALVES, D.; PINTO, M.; ALVES, S.; MOTA, A.; LEIRÓS, V. Cultura e Imagem Corporal. Motricidade; v.5, n.1, p.1-20, 2009.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOVO, M.C. Interdisciplinaridade e Transversalidade como dimensões da prática pedagógica. Revista Urutágua -- 2004, n7.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 436p.

BUOGO, A.L; COSTA A.E; STEDILE, N.L.R; MATTANA, S.M.D. Oficinas pedagógicas: experiências para qualificar a ação docente. IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem investigação na sua escola et alii, Lageado-RS, 24 a 29 de julho, 2005.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).