ANOMIA, BURNOUT E ESTRATÉGIA DE COPING: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Anomia Social
Burnout
Coping

Resumen

O objetivo do presente estudo foi investigar a influência social no contexto da escola, com base em estudos que evidenciam a influência da cultura sobre fenômenos organizacionais. A escola está em constante contato com o meio social no qual está inserida. Nesse sentido, buscou-se investigar a relação entre anomia social, incidência da síndrome de burnout e estratégias de coping em professores da educação básica da cidade do Rio de Janeiro. Os resultados evidenciaram uma forte associação positiva entre anomia social e burnout, bem como associações significativas entre anomia e estratégias de coping. 

https://doi.org/10.20500/rce.v11i22.2689
PDF (Português (Brasil))

Citas

ABREU, Klayne L.; STOLL, Ingrid; RAMOS, Leticia S.; BAUMGARDT, R. A.; KRISTENSEN, C. H. Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout no exercício profissional da Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 22, n. 2, p.22-29, jun. 2002.

AGNEW, Robert. The nature and determinantes of strain: another look at Durkheim and Merton. In: PASSAS, N.; AGNEW, R. (Org.). The future of anomie theory. Boston: Northeastern University Press, 1997.p. 1-27.

AGUIAR, Rosana M. R.; ALMEIDA, Sandra F. C. Professores sob pressão: sofrimento e mal-estar na educação. Psicanálise, Educação e Transmissão, São Paulo, v. 6, [s. p.], 2006.

ANTONIAZZI, Adriane S. Desenvolvimento de instrumentos para a avaliação de coping em adolescentes brasileiros. 2000. 98 f. Tese (Doutorado em Psicologia) -- Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000. Disponível em:<http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/2908/000283149.pdf?sequence=1>. Acesso em: 10 set. 2016.

BARONA, Eloísa G. Análisis Pormenorizado de los Grados de Burnout y Técnicas de Afrontamiento Del Estrés Docente em Profesora do Universitario. Anales de Psicología, v. 19, n. 1, p. 145-158, 2003.

BARRETO, Raquel G.; LEHER, Roberto. Trabalho docente e as reformas neoliberais. In: OLIVEIRA, D. A. (Org.). Reformas educacionais na América Latina e os trabalhadores docentes. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 39-60.

BENEVIDES-PEREIRA, Ana Maria T. Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).