"GAUDÊNCIO FRIGOTTO: O HOMEM E SUA ESSÊNCIA INTELECTUAL E ORGÂNICA NAS LIDAS DA QUESTÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO"

Resumen

A Coleção Perfis da Educação, que já lançou os perfis de Antonio Flavio B.Moreira, Bernadete Gatti, Carlos Jamil Cury, Dermeval Saviani e Miguel Arroyo,presenteia-nos agora com o de Gaudêncio Frigotto: Gaudêncio Frigotto: um intelectual crítico nos pequenos e nos grandes embates (Belo Horizonte: Autêntica, 2012). Frigotto é um gaúcho faca na bota, nascido na longínqua Antônio Prado, no interior gaúcho, que se projetou nacionalmente “como um intelectual crítico nos pequenos e grandes embates” sempre se colocando entre os melhores intelectuais que labutam em prol da educação pública de qualidade social que queremos, sempre em sintonia com os problemas da nossa vida social, política e econômica. Como intelectual orgânico que não foge às lidas da questão Trabalho e Educação, é daqueles que se interessam em identificar e analisar as contradições do nosso tempo, sem nunca perder as suas origens de homem do campo, sem se distanciar dos injustiçados da terra e se colocando no lugar das vítimas do sistema. Seu lugar tem sido no “movimento real que supera o estado de coisas existentes”, nos dizeres de Marx (A ideologia Alemã,1989, p. 32). 
https://doi.org/10.20500/rce.v10i20.2732
PDF (Português (Brasil))

Citas

CIAVATTA, M. (Org.). Gaudêncio Frigotto: um intelectual crítico nos pequenos e nos grandes embates. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. (Coleção Perfis da Educação, 6)

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).