Résumé
Apresentamos um estudo sobre algumas fontes bibliográficas relacionadas à crise da educação nos Estados Unidos da América relacionadas com o pragmatismo a fim de fomentar os estudos da educação relacionados ao artigo de Hannah Arendt, publicado em 1958, intitulado A crise na educação. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica de duas fontes nova-iorquinas: o jornal The New York Times e a revista Teacher's College Record e dos livros A Brief Course in the History of Education, de Paul Monroe, Crisis in Education de Bernard Iddings Bell e A educação norte-americana em crise, da FISE -- Federação Internacional Sindical do Ensino. O resultado aguardado é a ampliação das possibilidades de estudo das fontes bibliográficas de Hannah Arendt relacionadas à educação.
Références
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. 3.ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.
BELL, B. I. Crisis in Education: A Challenge to American Complacency. New York: Whittlesey House.
BLÜCHER ARCHIVE. Bard College, New York. Disponível em <http://www.bard.edu/bluecher/index.htm>.
BLÜCHER, H. Style and the Magic of Form. The Saturday Review of Literature, 7, abril, 1951, p. 46.
FISE -- Federação Internacional Sindical de Ensino. A educação norte-americana em crise. Rio de Janeiro: Editorial Vitória, 1956.
GAUTHIER, C. e TARDIF, M. A pedagogia: Teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
MONROE, P. A Brief Course in the History of Education. New York: The MacMillan Company, 1907.
MONROE, P. História da Educação. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1939.
ROBALLO, R. de O. B. O manual “Brief course in the history of education” do professor norte americano Paul Monroe: subsídio para os processos de formação de professores a partir de 1930 no Brasil. In: Congresso Nacional de Educação -- Educere, n.10, 2011, Curitiba, PR, (pp. 992-1004).
SILVA, J. C. S. e FAVARO, M. R. G. Paul Monroe e a circulação de uma modalidade narrativa para se pensar e ensinar as histórias da educação, Revista Brasileira de História da Educação, v. 14, n. 3, pp. 181-204, 2014.
STUHR, J. J. (ed.). 100 Years of Pragmatism: William James's Revolutionary Philosophy. Bloomington: Indiana University Press, 2010.
TCR -- Teacher's College Record. W. H. Kilpatrick, The project method, v.19, n.4, 1918, pp. 319-335; J. L. Childs, Experimentalism and American Education, v.44, n.8, 1943, pp. 539-543; J. L. Childs, In Honor of John Dewey: Cultural Factors in Dewey's Philosophy of Education, v.51, n.3, 1949, pp. 130-132; R. Gans, In Honor of John Dewey: John Dewey and the Understanding of Children, v.51, n.3, 1949, pp. 136-138; G. Watson, In Honor of John Dewey: John Dewey as a Pioneer in Social Psychology, v.51, n.3, 1949, pp. 139-143; H. L. Caswell, In Honor of John Dewey: Influence of John Dewey on the Curriculum of American Schools, v.51, n.3, 1949, pp.144-146; J. L. Childs, Has Pragmatism Undermined Basic Values in Education?, v.56, n.1, 1954, pp.25-30; J. A. Pike, Has Pragmatism Undermined Basic Values in Education?, v.56, n.1, 1954, pp. 31-37; T. Fallace, Tracing John Dewey's Influence on Progressive Education, 1903-1951: Toward a Received Dewey, v.113, n.3, 2011, pp. 463-492. Disponível em: < https://www.tcrecord.org/>. Acesso em: 29/05/2017.
TNYT - The New York Times. C. Q. Payn. Views of Readers, 07/09/1907, p. BR542; Edwin Bjorkman. Pragmatism: What it is, 03/11/1907, p.SM8; William James Dies: Great Psychologist, 27/08/1910, p.1; Prof. Dewey on William James, 09/06/1912, p. BR357; Philopher Urges Flexible Thinking, 31/12/1929; John Dewey's Program for Democracy, 09/06/1946, p. 113 ; Alvin Johnson, John Dewey at 85, 20/10/1944, p. 18; John Dewey and His Creed, 03/06/1952, p. 28. Disponível em <https://www.nytimes.com/>. Acesso em: 29/05/2017.
URBAN, W. J. National Education Association of the United States of America. História da Educação [Online], Porto Alegre, v. 20, n. 48, pp. 121-138, 2016,
VALDEMARIN, V. T. Modelos para a formação de professores nas páginas do Teachers College Record (1900-1921). História da Educação [Online], Porto Alegre, v. 20, n. 48, pp. 55-73, 2016.
WESTBROOK, R. B. John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, E. Massangana, 2010.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).