Résumé
Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com professores-mestres do Colégio Pedro II, que atuam nas séries iniciais. A partir de entrevistas com professores-mestres e representantes institucionais, investiguei se o mestrado constitui-se num momento de aproximação entre universidade e escola e em que medida ele atende às expectativas desses professores. Funcionando como uma modalidade de formação continuada para esses docentes, uma vez que a maioria permanece no colégio após o curso, tornava-se relevante clarificar o que vem representando o mestrado para a pessoa do professor, para a sua atuação profissional na educação básica, bem como para a instituição a que pertence.Références
ANDRÉ, Marli. O papel da pesquisa na articulação entre saber e prática docente. In: Anais do VII ENDIPE, Goiânia: 1994, v.II, p.291-296.
ANDRÉ, Marli. Desafios da pós-graduação e da pesquisa sobre formação de professores. Educação & Linguagem, ano 10, n.15, jan/jun, 2007, p.43-59.
ANDRÉ, Marli. Pesquisa, formação e prática docente. In: ANDRÉ, M. (org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. São Paulo: Papirus, 2005.
BEILLEROT, Jacky. A pesquisa: esboço de uma análise. In: ANDRÉ, Marli. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2005, p. 71-90.
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. V Plano Nacional de pós-graduação. Brasília, DF: CAPES, 2004. Disponível em: http//www.capes.gov.br. Acesso em 14 de agosto de 2007.
CANÁRIO, Rui. A prática profissional na formação de professores. In: CAMPOS, B. P. (org.) Formação profissional de professores no ensino superior. Porto: Porto, 2001.
CANDAU, Vera Maria. Formação continuada de professores. In: CANDAU, V. M. (org.) Magistério: construção cotidiana. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
© Revista Contemporânea de Educação 2011
