Résumé
Currículo, Gênero e História são os eixos da pesquisa que deu origem a este trabalho. A análise qualitativa, através da categoria Gênero, dos Parâmetros e Orientadores Federais e Estaduais que nortearam a produção dos planos de estudos para a disciplina História no Nível Médio de ensino nas escolas estaduais de Salvador, no período de 2005 a 2007. A perspectiva de Gênero no exame destes documentos tenta responder a pergunta, título deste trabalho: Que História é essa? E, para além, compreender a influência e as consequências que a autonomia das Unidades Escolares detém quanto às preferências temáticas, no que concerne a equidade de Gênero para a Educação.Références
BARSTED, Leila Linhares et al. As Mulheres e os Direitos Humanos: os direitos das mulheres são direitos humanos. Rio de Janeiro: CEPIA, 2001.
BAHIA. Secretaria de Educação -- Orientadores Curriculares Estaduais para o Ensino Médio: Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Salvador: Secretaria de Educação do Estado da Bahia, 2005. 178 p.
BITTENCOURT, Circe. Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de História. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. 8 ed. São Paulo: Contexto, 2003. Pp 11-27.
BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1992.
KELLNER, Douglas. Lendo imagens criticamente: em direção a uma pedagogia pós-moderna. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).