Résumé
Este artigo é parte de uma investigação cognitiva realizada para avaliar a internalização do conceito de DNA por seis alunos da terceira série do Ensino Médio, considerados como os que mais se destacavam pelo interesse nas aulas. Inicialmente, os alunos responderam, por escrito, um questionário para que pudéssemos avaliar o conceito de DNA internalizado; a seguir, realizamos gravações em áudio das interações dialógicas entre pesquisador/alunos durante as entrevistas individuais. Os resultados escritos da pós-entrevista evidenciaram diferenças significativas em relação ao questionário anterior às entrevistas, demonstrando reorganizações conceituais e respostas mais elaboradas, resultantes da atividade metacognitiva proporcionada pela dinâmica interativa.
Références
ALVES, A. J. A revisão da bibliografia em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis. In: Cadernos de Pesquisa. São Paulo, nº 81,pp. 53-60, 1992.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1998.
BRUNES, J. Vygotsky: a historical and conceptual perspective. In: WERTSCH, J. Culture, communication and gognition: Vygotskian Perspectives. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.
CARABETTA-JÚNIOR, V. A internalização de conceitos de Biologia por alunos de Ensino Médio: um estudo microgenético. Tese de Doutorado -- Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), São Paulo: 2003.
COLL, C e SOLÉ, I. A Interação professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem. In: COLL, C et al. Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).