Résumé
Inúmeras publicações e conceitos de objetos de aprendizagem já podem ser evidenciados nas diversas literaturas, no entanto, eles ainda não apresentam um consenso universalmente aceito a respeito de sua definição. Sendo assim, este artigo dialoga com diferentes conceitos, elementos constituintes, características e o que são repositórios de objetos de aprendizagem. Na sequência, sugerimos outro olhar para essa temática e suas potencialidades para educação, gerando um novo conceito para objetos de aprendizagem com fins pedagógicos, fundamental para o andamento das discussões acerca dessa contextualização.
Références
ADL. Advanced Distribuited Learning. 2001. Disponível em: http://www.adlnet.gov/scorm/index.cfm. Acesso em: 20 dez. 2009.
ALI. Apple learning interchange website. 2002. Disponível em: http://edcommunity.apple.com/ali/. Acesso em: 4 dez. 2009.
BARROS, Daniela Melaré Vieira; ANTÔNIO JUNIOR. Wagner. Objetos de aprendizagem virtuais: material didático para educação básica. 2005. In: Revista Latino Americana de Tecnologia Educativa. Disponível em: http://dialnet.unirioja.es/servlet/fichero_articulo?codigo=2041595&orden=89153. Acesso em: 4 de ago. 2009.
ARIADNE. Alliance of Remote Instructional Authoring and Distribution Networks for Europe. 2002. Disponível em: http://www.ariadne-eu.org/index.php?option=com_content&task=view&id=25&Itemid=35. Acesso em: 3 de maio de 2010.
AUDINO, Daniel Fagundes. Objetos de Aprendizagem no ensino da Geografia. 2008. Trabalho de Graduação. (Curso de Geografia Licenciatura Plena) -- Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2008. 66f.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).