História da educação no Rio de Janeiro: uma reflexão sobre fronteiras
PDF (Português (Brasil))

Mots-clés

História da Educação
Rio de Janeiro
historiografia

Résumé

A partir de inventário em programas de pós-graduação no Brasil (1972-2001), são desenvolvidas proposições sobre a delimitação da história da educação como área de estudos e sobre o Rio de Janeiro como campo empírico de pesquisas. Em face da consolidação e profusão quantitativa atual da área, apresenta-se, com base na última década, os trânsitos e fronteiras que imprimem novos contornos para a história da educação, em função da emergência de áreas temáticas específicas do campo. Procura-se demonstrar como o diálogo com os campos da educação e da história continuam necessários para o aprofundamento de categorias como “regional”, “nacional”, “município”, de modo a se erguer uma historiografia da educação fluminense não apartada do domínio das ferramentas do conhecimento histórico.

https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.20788
PDF (Português (Brasil))

Références

ALVES, C. A escrita da história da educação na pós-graduação no Rio de Janeiro (1972-2001). In: GONDRA, J. G. (Org.). Pesquisa em história da educação no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2005. p. 113-55.

ALVES, C. et al. (Orgs.). História da educação: desafios teóricos e empíricos. Niterói, RJ: Universidade Federal Fluminense, 2009.

ARÒSTEGUI, J. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru, SP: Edusc, 2006.

CERTEAU, M. A escrita da história. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 1982.

GONDRA, J. G. (Org.). Pesquisa em história da educação no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2005.

KOSELLECK, R. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro, RJ: Contraponto, 2006.

NUNES, C.; CARVALHO, M. M. C. Historiografia da educação e fontes. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 15, 1992, Caxambu. Cadernos ANPEd. Rio de Janeiro, RJ, Anped, 1993.

WARDE, M. J. Anotações para uma historiografia da educação brasileira. Em Aberto, Brasília, v. 3, n. 23, p. 1-6, set./out. 1984.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).