História da educação no Rio de Janeiro: uma reflexão sobre fronteiras
PDF (Português (Brasil))

Keywords

História da Educação
Rio de Janeiro
historiografia

How to Cite

Alves de Oliveira, C. M. C. (2019). História da educação no Rio de Janeiro: uma reflexão sobre fronteiras. Revista Contemporânea De Educação, 14(30), 14–29. https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.20788

Abstract

A partir de inventário em programas de pós-graduação no Brasil (1972-2001), são desenvolvidas proposições sobre a delimitação da história da educação como área de estudos e sobre o Rio de Janeiro como campo empírico de pesquisas. Em face da consolidação e profusão quantitativa atual da área, apresenta-se, com base na última década, os trânsitos e fronteiras que imprimem novos contornos para a história da educação, em função da emergência de áreas temáticas específicas do campo. Procura-se demonstrar como o diálogo com os campos da educação e da história continuam necessários para o aprofundamento de categorias como “regional”, “nacional”, “município”, de modo a se erguer uma historiografia da educação fluminense não apartada do domínio das ferramentas do conhecimento histórico.

https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.20788
PDF (Português (Brasil))

References

ALVES, C. A escrita da história da educação na pós-graduação no Rio de Janeiro (1972-2001). In: GONDRA, J. G. (Org.). Pesquisa em história da educação no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2005. p. 113-55.

ALVES, C. et al. (Orgs.). História da educação: desafios teóricos e empíricos. Niterói, RJ: Universidade Federal Fluminense, 2009.

ARÒSTEGUI, J. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru, SP: Edusc, 2006.

CERTEAU, M. A escrita da história. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 1982.

GONDRA, J. G. (Org.). Pesquisa em história da educação no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2005.

KOSELLECK, R. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro, RJ: Contraponto, 2006.

NUNES, C.; CARVALHO, M. M. C. Historiografia da educação e fontes. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 15, 1992, Caxambu. Cadernos ANPEd. Rio de Janeiro, RJ, Anped, 1993.

WARDE, M. J. Anotações para uma historiografia da educação brasileira. Em Aberto, Brasília, v. 3, n. 23, p. 1-6, set./out. 1984.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Revista Contemporânea de Educação

Downloads

Download data is not yet available.