Résumé
O presente artigo busca materializar uma aposta de encontro entre dois autores, a saber, Francisco Imbernón e Antonio Lancetti, de forma que nos apropriamos de seus escritos sobre, respectivamente, a formação de professores e a clínica em saúde pública. Ousamos aproximar esses pensadores, pois entendemos que ambos versam sobre mudanças muito similares dentro das atividades que executam. O encontro desses autores possibilita que se transponha o paradigma atual que vivemos com relação à
formação docente, numa busca por uma lógica mais holística e humanizadora neste fazer.
Références
FOUCAULT, M. (2007). A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 15. ed. São Paulo: Loyola.
GAUTHIER, C. (1998). Por uma teoria da Pedagogia. Ijuí: Unijuí.
IMBERNÓN, F. (2009). Formação Permanente do Professorado: Novas Tendências.
JOSSO, M.C. (2004). Histórias de Vida e Formação. São Paulo: Cortez Editora.
LANCETTI, A. (2007). Clínica Peripatética. São Paulo: Hucitec.
NÓVOA, A. (2009). Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa.
ZIMERMAN, D. (1999) Fundamentos Psicanalíticos. Porto Alegre: Artmed.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).