Diretores escolares: burocratas de nível de rua ou médio escalão?
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Diretores de escola
Implementação de políticas educacionais
Burocracias implementadoras de políticas

Cómo citar

Muylaert Lima, N. da C. (2019). Diretores escolares: burocratas de nível de rua ou médio escalão?. Revista Contemporânea De Educação, 14(31), 84–103. https://doi.org/10.20500/rce.v14i31.25954

Resumen

Desde 2017, o campo da Educação vem se apropriando de um referencial teórico do campo da Ciência Política para investigar a fase de implementação de políticas e a ação discricionária dos burocratas implementadores. A partir desta temática, este estudo tem o objetivo de discutir o escopo das políticas educacionais e a definição dos professores e diretores de escolas como burocratas de nível de rua e de médio escalão, respectivamente. Para isso, este estudo apresenta três estudos do campo da Educação que trazem contribuições para o debate teórico e conceitual desses agentes implementadores.
https://doi.org/10.20500/rce.v14i31.25954
PDF (Português (Brasil))

Citas

BALL, S.J.; BOWE, R. Subject departments and the “implementation” of National Curriculum policy: an overview of the issues. Journal of Curriculum Studies, London, v. 24, n. 2, p. 97-115, 1992.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 5 out. 1988.

BROOKE, N. O futuro das políticas de responsabilização educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 128, maio/ago. 2006

CAVALCANTE, P., LOTTA, G. (2015) (Orgs). Burocracia de médio escalão: perfil, trajetória e atuação. Brasília: ENAP, 2015.

CRAHAY, M. Poderá a escola ser justa e eficaz? Da igualdade de oportunidades à igualdade de conhecimentos. Tradução Vasco Farinha. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

FARIA, C.A.P. Ideias, conhecimento e políticas públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 18(51): 7-9, 2003.

GUNN, L.A. Why is implementation so difficult? Management Services in Governnement, 33: 169-76, 1978.

LIPSKY, M. Street-level bureaucracy, 30th ann. Ed.: dilemmas of the individual in public service. Russell Sage Foundation, 2010.

LOTTA, G.S. Saber e poder: agentes comunitários de saúde aproximando saberes locais e políticas públicas, 2006, XXX. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) – Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006.

LOTTA, G. S. Burocracia e implementação de políticas de saúde: os agentes comunitários na Estratégia Saúde da Família. SciELO-Editora FIOCRUZ, 2015.

LOTTA, G.S., PIRES, R., OLIVEIRA, V. (2015) Burocratas de Médio Escalão: Novos olhares sobre velhos atores de políticas públicas. In: CAVALCANTE, P. LOTTA, G.S. (Orgs). Burocracia de médio escalão: perfil, trajetória e atuação. Brasília: ENAP, 2015.

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade. Campinas, v. 27, n. 94, p. 47- 69, 2006.

MARQUES, E.C. Redes sociais, Instituições e Atores Políticas no Governo da Cidade de São Paulo. São Paulo: Anablume, Fapesp, 2003.

MEIER, K. J. & O’TOOLE JR, L.J. Bureaucracy in a Democratic state: a governance perspective. Baltimore: Tha Johns Hopkins University Press, 2006

PRESSMAN, J.L. & WILDAVSKY, A. Implementation. Berkley: Univesity of California Press, 1973.

MOTA, M. O. Entre a meritocracia e a equidade: o Prêmio Escola Nota Dez na percepção e atuação dos agentes implementadores, 2018, 297 fls. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

OLIVEIRA, A.C.P. As relações entre direção, liderança e clima escolar em escolas municipais do Rio de Janeiro. 2015, 284 fls. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

OLIVEIRA, M. Correção de fluxo em uma escola da rede pública municipal do Rio de Janeiro: percepções e discricionariedade dos agentes implementadores, 2017, 199 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

OLIVEIRA, V.E.; ABRUCIO, F.L. Burocracia de médio escalão e diretores de escola: um novo olhar sobre o conceito. In: PIRES, R.; LOTTA, G.S.; OLIVEIRA, V.E (Orgs). Burocracia e políticas públicas no Brasil: interseções analíticas. Brasília: INEP, 2018.

PIRES, R. Flexible Bureaucracies: discretion, creativity and accountability in labor Market regulation and public sector management. Tese de Doutorado - Massachusetts Institute of Technology, Massachusetts, 2009.

PIRES, R. Sociologia do guichê e implementação de políticas públicas. BIB, São Paulo, n. 81, pp. 5-24, 2017.

SABATIER, P. & MAZMANIAN, D. The conditions os effective implementation. Policy Analysis, 5: 481-504, 1979.

SOUZA, A. R. Perfil da Gestão Escolar no Brasil. Tese de Doutorado (Educação). São Paulo: PUC-SP, 2006.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2019 Revista Contemporânea de Educação

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.