Résumé
O presente artigo sistematiza contribuições acadêmicas relacionadas à temática do financiamento educacional e valorização do professor de educação infantil nos trabalhos apresentados na Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação- ANPEd (2010-2015) e nos Encontros da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação- FINEDUCA (2014-2015).Esse exercício de análise, ainda que preliminar, evidencia que há poucas investigações que se debruçamexclusivamente sobre avalorização do magistério e o financiamento educacional na educação infantil. Asreflexões existenteschegam a apontarpara adesvalorização docente no Brasil e quando detidas ao quadro docente da educação infantil ressaltam para os piores rendimentos salariais, pouca perspectiva de formação e de carreira e baixo padrão de financiamentona primeira etapa da educação básica, sinalizando, portanto a necessidade de investimento em pesquisas nesse campo.
Références
ALVES, Thiago; PINTO, José Marcelino de Rezende. Remuneração e características do trabalho docente no Brasil: um aporte. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 143, n. 41, p. 606-639, maio/ago. 2011.
ALVES, Thiago; PINTO, José Marcelino de Rezende. Análise das características do trabalho e da remuneração docente no Brasil a partir das bases de dados demográficas e educacionais. Disponível em: http://34reuniao.ANPEd.org.br/index.php?option=com_content&view=category&id=47&Itemid=59. Acesso em: 13 set. 2015.
BRITO, Vera Lúcia Ferreira Alves de et al. A operacionalização do FUNDEB no Contexto do Financiamento Público da Educação em Belo Horizonte. In: 3° ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO - FINEDUCA, 3., 2015, Gramado. Anais do 3º Encontro FINEDUCA- Políticas Públicas de Financiamento da Educação: desafios e perspectivas nos planos educacionais. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. p. 126 - 148. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B77mpzb0faqoZllOU3NKT1pobGs/view>. Acesso em: 01 jun. 2016.
BUSS-SIMÃO, Márcia. Professoras de Educação Infantil: uma análise da
configuração da docência no contexto catarinense. Disponível em: http://37reuniao.ANPEd.org.br/trabalhos/. Acesso em: 13 set. 2015.
CARVALHO, Fabrício Aarão Freire. Financiamento da Educação: do FUNDEF ao FUNDEB- repercussões da política de fundos na valorização docente da Rede Estadual de Ensino do Pará- 1996 a 2009. 2012. 276f. Tese (Doutorado)- Curso de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
CASTRO, Julia Neves Teixeira de; CORREA, Bianca. Jornadas de Trabalho e Salários na Educação Infantil: Análise de uma microrregião no Estado de São Paulo. In: 3° ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO - FINEDUCA, 3., 2015, Gramado. Anais do 3º Encontro FINEDUCA- Políticas Públicas de Financiamento da Educação: desafios e perspectivas nos planos educacionais. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. p. 1044 - 1056. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B77mpzb0faqoZllOU3NKT1pobGs/view>. Acesso em: 01 jun. 2016.
CORREA, Bianca. A gestão da Educação Infantil em 12 municípios paulistas e
algumas relações com sua qualidade. Disponível em: http://37reuniao.ANPEd.org.br/trabalhos/. Acesso em: 13 set. 2015.
CORSINO, Patrícia; NUNES, M.F.R. Políticas Públicas Universalistas e Residualistas: os desafios da Educação Infantil. Disponível em: http://33reuniao.ANPEd.org.br/internas/ver/trabalhos . Acesso em: 25 jul. 2015.
FERRARO, Alceu Ravanello. A ANPED, a pós-graduação, a pesquisa e a veiculação da produção intelectual na área da Educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, nº. 30,p.47-69, set/out/nov/dez. 2005.
GATTI, Bernardete A. (coord.) e BARRETO, Elba Siqueira de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.
KRAMER, Sônia; CORSINO, Patrícia; REZENDE, Maria Fernanda. Políticas públicas municipais de Educação Infantil: um balanço da década. Disponível em: http://34reuniao.ANPEd.org.br/index.php?option=com_content&view=category&id=47&Itemid=59. Acesso em: 13 set. 2015.
LIEVORE, SueElen. O trabalho docente e seu processo de intensificação: umestudo de caso. Disponível em: http://37reuniao.ANPEd.org.br/trabalhos/. Acesso em: 13 set. 2015.
NASCIMENTO, Brigete Madalena Gubert; FERNANDES, Solange Jarcem; DELMONDES, Asheley Godoy. Os profissionais da educação dos Centros de Educação Infantil (CEINFs) em tempos de gestão compartilhada no município de Campo Grande /MS. In: 3° ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO - FINEDUCA, 3., 2015, Gramado.Anais do 3º Encontro FINEDUCA- Políticas Públicas de Financiamento da Educação: desafios e perspectivas nos planos educacionais. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. p. 1176 - 1189. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B77mpzb0faqoZllOU3NKT1pobGs/view>. Acesso em: 01 jun. 2016.
GOUVEIA, Andréa Barbosa; SOUZA, Ângelo Ricardo de; TAVARES, Taís Moura (Org.). Conversas sobre financiamento da educação no Brasil. Curitiba: Editora Ufpr, 2006. 314 p.
PINTO, Mércia de Figueiredo Noronha. O trabalho docente no contexto de expansão da Educação Infantil pública em Belo Horizonte. Disponível em: http://33reuniao.ANPEd.org.br/internas/ver/trabalhos . Acesso em: 13 set. 2015.
ROSEMBERG, Fúlvia . Panorama da Educação Infantil Brasileira. In: Simpósio Educação Infantil: construindo o presente, 2003, Brasília. Brasília: UNESCO, 2003. p. 33-81.
TEIXEIRA, Lidiane. A Política de Formação Docente no Brasil: fundamentos teóricos e epistemológicos. In: 32ª ANPEd, 2009, Caxambu. Sociedade, cultura e educação: novas regulações?, 2009. v. 32.
VIEIRA, Lívia M. F.; OLIVEIRA, T. G.. As condições do trabalho docente na Educação Infantil no Brasil: alguns resultados de pesquisa (2002-2012). Revista Educação em Questão (UFRN. Impresso), v. 46, p. 131-154, 2013.
VIEIRA, Lívia Fraga; SOUZA, Gizele de. Trabalho e emprego na Educação Infantil no Brasil: segmentações e desigualdades. Educar em Revista. Curitiba/PR, n.spe1, p. 119- 139, 2010.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).