Cadê a educação infantil que estava aqui? Crianças acolhidas e exclusão
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Palavras-chave

Crianças acolhidas
Educação Infantil
Pandemia

Como Citar

Bacellar Cal, L. M., Queiroz, I. R., & Ribeiro-Velázquez, S. (2025). Cadê a educação infantil que estava aqui? Crianças acolhidas e exclusão. Revista Contemporânea De Educação, 20. Recuperado de https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/67228

Resumo

O artigo tece considerações sobre o acesso de crianças pequenas em situação de acolhimento à escola. Objetivou refletir sobre indicadores a partir de relatórios gerados nas inspeções realizadas pelo Ministério Público do Estado da Bahia, na pandemia. A metodologia consistiu em um estudo quantitativo e qualitativo, de caráter exploratório, baseado na análise de documentos. Os resultados indicam que um número significativo de crianças acolhidas não possuía vínculo escolar em 2020. Os dados referentes às crianças da pré-escola mostraram-se incipientes e havia uma invisibilização das crianças da creche. Conclui-se que o instrumento de registro sobre a situação da criança acolhida precisa ser revisto para incluir elementos sobre sua escolarização e a garantia dos seus direitos.

 

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