Balaio de saberes: kÿringué e o nhandereko na Tekoá Marangatu, SC
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Mots-clés

Educação contracolonial; Infância indígena; Pedagogia da cotidianidade.

Comment citer

Silva Candido, T., & Alves, F. (2025). Balaio de saberes: kÿringué e o nhandereko na Tekoá Marangatu, SC. Revista Contemporânea De Educação, 20. Consulté à l’adresse https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/67234

Résumé

Este artigo, em colaboração com o vice-cacique da Tekoá Marangatu, analisa o protagonismo das crianças Guarani no fortalecimento do nhandereko. A pedagogia da cotidianidade revela como aprendem pela observação, escuta e participação ativa, desafiando concepções adultocêntricas e coloniais. Essas experiências evidenciam onto-epistemologias indígenas, nas quais o saber-do-corpo integra conhecimento, espiritualidade e território. Assim, as crianças não apenas absorvem saberes, mas os recriam no dia-a-dia, reafirmando a autonomia de suas infâncias e a continuidade de seus modos próprios de existência e resistência.

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