Tecnologias digitais e inteligência artificial na infância: desafios da Mídia Educação e outras referências
PDF

Palavras-chave

Crianças
Tecnologia
Inteligência Artificial
Educação midiática

Como Citar

Fantin, M. (2025). Tecnologias digitais e inteligência artificial na infância: desafios da Mídia Educação e outras referências. Revista Contemporânea De Educação, 20. Recuperado de https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/67590

Resumo

Os usos da tecnologia digital têm transformado cada vez mais os sistemas sociais, entre eles a educação, que vê a inteligência artificial (IA) desencadear tanto esperanças nos processos educativos e culturais como o receio de possíveis consequências para o desenvolvimento humano. Este ensaio reflete sobre o tema no contexto de uma investigação que busca outras referências para estudar as crianças na cultura, dialogando com pesquisas interdisciplinares, com a arte e a literatura. Entre as inúmeras questões éticas, estéticas, políticas e educativas que permeiam os desafios das tecnologias digitais e da IA na infância, situamos a perspectiva da Mídia Educação e os direitos das crianças buscando outras lógicas e outras referências para alicerçar a formação e a mediação educativa.

PDF

Referências

Alter, A. (2018). Irresistível: Por que você é viciado em tecnologia e como lidar com ela. São Paulo: Objetiva.

Antonio, S. (2009). Uma nova escuta poética da educação e do conhecimento. São Paulo: Paulus.

Barassi, V. (2021). I figli dell’algoritmo. Roma: Luiss Univeristy Press.

Boero, P. (2010). Una storia, tantestorie: Guida all’operadi Gianni Rodari. Turim: Einaudi.

Buckingham, D. (2020). Un manifesto per la media education. Segrate: Mondadori.

Buckingham, D. (2023). Artificial intelligence in education: A media education approach. Blog. https://davidbuckingham.net/2023/05/27/artificial-intelligence-in-education-a-media-education-approach/

Charisi, V., Chaudron, S., Di Gioia, R., Vuorikari, R., Escobar-Planas, M., Sanchez, I., Gomez, E. (2022). Artificial intelligence and the rights of the child. Towards an integrated agenda for research and policy. Brussels: European Union. Recuperado em 25/01/2025 de: https://joint-research-centre.ec.europa.eu/

Eugeni, R. (2021). Capitale algorítmico: cinquedispositivipostmediale. Brescia: Scholé.

Fantin, M. (2000).No mundo da brincadeira: jogo, brinquedo e cultura na Educação Infantil. Florianópolis: Cidade Futura.

Fantin, M. (2006). Mídia- Educação: conceitos, experiencias, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura.

Fantin, M (2011).Beyond Babel : multiliteracies in digital culture. International Journal of Digital Literacy and Digital Competence. v.2, p.1 - 6, 2011.

Fantin, M. (2016).“Nativos e imigrantes digitais” em questão: crianças e competências midiáticas na escola. Passagens: v. 7, n. 1, p. 5-26. Recuperado em 11/09/2025 de: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/46164/1/2016_art_mfantin.pdf

Fantin, M. (2023). Linguaggi accademici e artistici come ispirazione per riflettere sul tema della Media Education e dell’Intelligenza Artificiale nell’infanzia. Presentazione In Convegno SIREM 2023, 01/09/2023. Roma: UPS.

Fantin, M. (2023A). Datificação desde a infância e os desafios da Mídia Educação. Apresentação no VI Congresso Literacia, Cidadania e Media, 22/4/2023. Lisboa: ESCS. Fantin, M. (2024). Media Education hoy: redefinición y actualización de conceptos y prácticas ante los desafíos actuales. In Montero, A., Acevedo, F, Aguaded, I. (org). Ciudadanía en el contexto mediático del siglo XXI. Montevideo: Unelar, p.99-112. Recuperado em 11/09/2025 de: https://www.colibri.udelar.edu.uy/jspui/handle/20.500.12008/46668

Fantin, M.; Girardello, G.; Santos, J.D. (2023). Outros repertórios sobre a infância: a criança em obras literárias. Revista Teias v. 24, abr./jun. Recuperado em 11/09/2025 de: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/64678/45924

Fantin, M.; Girardello, G. (2024) Desafios Contemporâneos da Educação no Brasil: Pedagogia touchscreen: O impacto do uso excessivo da tecnologia e das telas na educação de crianças e adolescentes. Mesa Redonda. Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Plano Nacional de Educação. UFSC, Florianópolis, 22/7/2024.

Floridi, L. (2021). Verde e blu: Ideeingenue per migliorarelapolitica. Milão: Raffaello Cortina Editore.

Floridi, L., &Cabitza, F. (2021). Inteligenzaartificiale. L’uso dele nuovemacchine. Milão: Bompiani.

Girò, X. G., & Sancho, J. G. (2021). Artificial intelligence in education: Big data, black boxes, and technological solutionism. Seminar.net. Media, Technology and Lifelong Learning, 17(2), 1-19. https://doi.org/10.7577/seminar.4281

Haidt, J. (2024). Geração ansiosa. São Paulo: Companhia das Letras.

Harari, Y. (2023) L’intelligenza artificiale e i rischi per la democrazia. Internazionale. Lispector, C. (1983). Cânticos (3a ed.). São Paulo: Moderna.

Manovich, L. (2020). L’estetica dell’intelligenza artificiale: Modelli digitali e analítica culturale. Luca Sossella Editore.

Mascheroni, G. (2021). Diritti e robot: Bambini e intelligenza artificiale, come bilanciare i rischi: Glistudi. Agenda Digitale. Recuperado em 21/01/2025 de: https://www.agendadigitale.eu/cultura-digitale/bambini-e-intelligenza-artificiale-tutti-i-diritti--in-gioco-e-come-bilanciarli/

Mascheroni, G. (2024). Chefiglisaranno i bambinidela Generazione Beta? L’esperta sui nuovi “nativiartificiali”. Intervista a cura di S. Crotti. Fanpage. Recuperado em 21/01/2025 de: https://www.fanpage.it/wamily/che-figli-saranno-i-bambini-della-generazione-beta-lesperta-sui-nuovi-nativi-artificiali/

Moreira, G.P.G (1997). Pela internet. [YouTube]. Recuperado em 10/9/2025 de: https://www.youtube.com/watch?v=e5q1_a7PJRQ

Moreira, G. P. G. (2018). Pela internet 21 anos. [YouTube]. Recuperado em 28/01/2025 de: https://www.youtube.com/watch?v=pGONgrm3mEU&t=0s

Munari, B. (2017). Fantasia. Invenzione, creatività e immaginazione nelle comunicazione visive (30a ed.). Roma: Laterza.

Munduruku, D. (2019). Das coisas que aprendi. São Paulo: Lorena: Uka.

Natale, S. (2021). Inteligência artificial, comunicação e enganação. Fronteiras: Estudos Midiáticos, 23(3), 2021. https://doi.org/10.4013/fem.2021.233.01

Panciroli, C., & Rivoltella, P.C. (2023). Pedagogia algorítmica: Per una riflessione educativa sull’ Inteligenza Artificiale. Brescia: Scholé.

Pretto, N. (2024). Celulares devem ser restringidos por lei nas escolas? NÃO. Folha de S. Paulo. Recuperado em 19/01/2025 de: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2024/12/celulares-devem-ser-restringidos-por-lei-nas-escolas-nao.shtml

Rivoltella, P. C. (2020). Nuovialfabeti: Educazione e culturenellasocietà post-mediale. Brescia: La Scuola.

Rivoltella, P. C. (2023). Un curricolo per AI Literacy: Competenze e contenuti a partiredall ESL- based AI framework. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina.

Rodari, G. (1982). Grammatica da fantasia. São Paulo: Summus.

Tisseron, S. (2016). 3-6-9-12 Diventa regrandial l’epoca de glischermidi gitali. Brescia: La Scuola.

Verissimo, S.M (2022). Conversa com a autora. Poéticas da Infância na cultura indígena Guarani. Exposição Fotográfica. Auditório da Reitoria da UFSC, de 23/9 a 22/10/2022. Florianópolis.

Zuboff, S. (2019). Il capitalismo dela sorveglianza. Luiss University Press.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Revista Contemporânea de Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.