30 anos de encontros nacionais de docentes de terapia ocupacional: 1986-2016 / 30 years of National Meetings of Occupational Therapy Lecturers: 1986-2016
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto11823Palavras-chave:
Brasil, Educação superior, História, Memórias, Terapia ocupacional.Resumo
A equipe do Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional: Memórias, Histórias e Fundamentos (CNPq, 2015) vem trabalhando para organizar e sistematizar materiais e documentos que integrem a história da terapia ocupacional brasileira, ampliando fontes primárias e secundárias nesse âmbito, a fim de apreender, dentre outros objetivos, o processo de institucionalização acadêmica da terapia ocupacional no Brasil. Entre 2015 e 2016, uma parte dessas atividades se voltou para os percursos em torno do evento Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional -- ENDTO, que, em linhas gerais, vem promovendo a discussão coletiva do ensino de terapia ocupacional no país e, portanto, reverbera parte da história da referida institucionalização. Em 2016, por ocasião do preparo de uma conferência a ser realizada no XV ENDTO, as autoras se debruçaram sobre os documentos, materiais de divulgação, fotos, textos publicados reunidos e, também, apoiando-se na narrativa de uma história da qual participaram de diversas maneiras e em momentos diferentes, perseguiram o objetivo de contar e registar a trajetória dos 30 anos desde a realização do I ENDTO, em 1986. Neste texto, expõe-se uma narrativa dessa trajetória e o registro imagético de parte das fontes reunidas. Trata-se de um patrimônio coletivo da área de terapia ocupacional no Brasil a ser documentado e partilhado com os que fizeram e com os que continuam fazendo essa história.
Abstract
The team of the research group “Occupational Therapy: Memories, Histories and Foundations” (CNPq, 2015) has been working to organize and systematize materials and documents that integrate the Brazilian occupational therapy story, expanding primary and secondary sources. Among other objectives the aim is to comprehend the occupational therapy academic institutionalization in Brazil. Part of the activities, between 2015 and 2016, has been directed to the event “The National Meeting of Occupational Therapy Lecturers”, which, in general lines, promotes a collective discussion about teaching occupational therapy in the country and due to that echoes part of the referred history of its institutionalization. In 2016, preparing a conference held at the XV National Meeting of Occupational Therapy Lecturers, the authors looked over a collection of documents, diffusion material, photos and published texts. They are based on the narrative of a history which they have been witnesses in many different ways and moments. The objective was to present and register the trajectory of the thirty years of the Lecturers National Meetings, since the first edition in 1986. In this paper the narrative of this trajectory and registered images from some sources are exposed. That is a collective treasury of occupational therapy in Brazil which needed to be documented and shared with those who participated and those who still continue making this history.
Keywords: Brazil; Higher education; History; Memories; Occupational therapy.
Referências
Miranda D. Editorial. Catálogo Sesc São Carlos. 2016.
Marsiglia R; Gonçalves RB; Carvalho EA. A produção de conhecimento e as práticas sociais. Revista de Terapia Ocupacional da USP. 1991; 2(2/3): 114-126.
Emmel MLG; Lancman S. Quem são nossos mestres e doutores? O avanço da capacitação docente em terapia ocupacional no Brasil. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. 1998; 7(1): 29-38.
Lopes RE; Duarte MLMC; Pereira BP; Oliver FC; Malfitano APS. A divulgação do conhecimento em terapia ocupacional no Brasil: um retrato nos seus periódicos. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. 2016; 24(4): 777-789.
Galheigo SM. Formação do Terapeuta Ocupacional: capacitação docente, ensino e pesquisa. Conferência de Abertura do VII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional. 2000;.Mimeo
Galheigo SM; Almeida MC; Hahn MS; Lopes RE; Malfitano APS. RENETO: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional. In: Cavalcanti, A; Galvão, CRC. Terapia Ocupacional: Fundamentação & Prática. 2ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan.
Tirado MGA; Almeida MC; Lopes RE; Galheigo SM. Terapia Ocupacional. In: Haddad, AE; Pierantoni, CR; Ristoff, D; XAVIER, IM; Giolo, J; Silva, LB. A trajetória dos cursos de graduação na saúde: 1991-2004. Brasília. Inep/MEC - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; 2006. v. 1, p. 489-528.
Lopes RE; Oliver FC; Malfitano APS; Galheigo SM; Almeida MC. XI Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional: refletindo sobre os processos de formação acadêmica e profissional. Revista de Terapia Ocupacional da USP. 2008; 19(3): 159-166.
Lopes RE; Malfitano APS; Oliver FC; Borba PLO. I Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional: Grupos de Trabalho, Plenária e Encaminhamentos. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. 2009; 17(se): 105-114.
Malfitano APS; Matsukura TS; Martinez CMS; Emmel MLG; Lopes RE. Programa de pós-graduação stricto sensu em terapia ocupacional: fortalecimento e expansão da produção de conhecimento na área. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. 2013; 18(1): 105-111.
Lopes RE; Oliver FC; Malfitano APS; Lima JR. II Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional: caminhos para a institucionalização acadêmica da área. Revista de Terapia Ocupacional da USP. 2014; 25(2): 167-176.
Oliver FC; Lopes RE; Malfitano APS; Silva ACC; Silva RAS. III Seminário Nacional de Pesquisa dm Terapia Ocupacional: contribuições para o desenvolvimento da área. Revista de Terapia Ocupacional da USP. 2016; 27(3): 361-368.
Certeau M. A escrita da história. 1ª ed. Rio de Janeiro. Forense Universitária; 1982.
Padura L. Nobel a Bob Dylan: esnobismo nórdico ou injustiça artística? Folha de São Paulo, São Paulo, SP, 22 out. 2016. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/leonardopadura/2016/10/1825009-nobel-a-bob-dylan-esnobismo-nordico-ou-injustica-artistica.shtml. Acesso em 02 de maio de 2017.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.