Percepção de cuidadores sobre o desempenho ocupacional de crianças escolares de oito anos e seus fatores associados / Perception of the caregivers about the occupational performance of eight years old schoolchildren and their associated factors
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto15054Keywords:
COPM, Desempenho Ocupacional, Medida Canadense de Desempenho Ocupacional, Terapia Ocupacional.Abstract
Desempenho ocupacional (DO) é a habilidade que os indivíduos têm de realizar atividades rotineiras e de desempenhar papeis e tarefas. Na infância, as crianças estão adquirindo habilidades para a realização de suas ocupações. Fatores clínicos, atrasos no desenvolvimento e o próprio ambiente são alguns dos fatores que interferem no DO, além da percepção dos cuidadores dessas crianças. Verificar os fatores associados ao baixo DO de crianças escolares de oito anos numa amostra na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Estudo transversal com 88 pares de crianças escolares de oito anos e seus cuidadores principais. Foram utilizados dois questionários sociodemográficos e a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional. Os dados quantitativos foram analisados por média, desvio padrão e frequência absoluta e relativa. A associação das variáveis foi verificada pelo Qui-quadrado de Pearson e valores de p<0,05 foram considerados estatisticamente significativos. A média de DO foi de 6,03 (+2,21) e a de satisfação de 5,99 (+2,89). Cerca de 60,2% das crianças apresentaram baixas médias de desempenho e satisfação. Morar com a mãe (p = 0,041) foi associado ao baixo DO, havendo também tendência de associação para a satisfação com o desempenho ocupacional. As médias de desempenho e satisfação encontradas foram consideradas baixas por tratarem-se de crianças saudáveis. Atividades problemáticas foram percebidas pelos cuidadores em todos os domínios avaliados. A percepção da mãe com relação ao desempenho da criança pode estar associada a expectativa e exigências exacerbadas e ao desconhecimento das capacidades dos filhos.
Abstract
Occupational Performance (OP) is the ability of individuals to perform routine activities and play roles and tasks. At childhood, the children are acquiring skills to perform their occupations. Clinical factors, development delays and even the environment are some factors that interfere in the OP, besides the perception of the caregivers of these children. To verify the factors associated with OP below the average of eight years old schoolchildren in a sample in the city of Pelotas, Rio Grande do Sul. Cross-sectional study with 88 pairs of schoolchildren of eight years old and their main caregivers. Two sociodemographic questionnaires and the Canadian Occupational Performance Measure (COPM) were used. The quantitative data were analyzed by average, standard deviation and absolute and relative frequency. The association of variables was verified by Chi-square of Pearson and values of p <0.05 were considered statistically significant. The average OP was 6.03 (+2.21) and the satisfaction score was 5.99 (+2.89). About 60.2% of the children presented low averages of performance and satisfaction. Live with the mother (p = 0.041) was associated with low OP, there is also a tendency of association for the satisfaction with occupational performance. The averages of performance and satisfaction found were considered low because they were healthy children. Problematic activities were perceived by caregivers in all domains evaluated. The perception of the mother with relation to child's performance may be associated to the expectation and the exacerbated requirements and the unfamiliarity capabilities' sons.
Keywords: COPM; Canadian Occupational Performance Measure; Occupational Performance; Occupational Therapy.
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