O evento de extensão “I encontro de estágio curricular da UFRJ” e a formação profissional de terapeutas ocupacionais no Rio de Janeiro/"I curricular training meeting of UFRJ" and the vocational training of occupational therapists in Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto14180Palabras clave:
Capacitação Profissional, Congressos como Assunto, Estágios, Terapia Ocupacional, Universidades.Resumen
O Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil, teve a creditação de atividades de extensão, previstas pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) aprovada. Desta forma será obrigatória a participação de alunos em 360 horas de atividades de extensão ao longo dos 4 anos de graduação. Esse trabalho tem como objetivo discutir a prática profissional na formação de estudantes de Terapia Ocupacional, a partir dos resultados de um evento de extensão realizado pelo Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Utiliza como metodologia o relato de experiência da organização do evento, apresentando o processo de trabalho e de organização do I Encontro de Estágio Curricular da UFRJ e seus resultados. Diante da integração e da participação do público atingido, foi possível proporcionar um espaço privilegiado de aprofundamento e reflexão teórico-prática. A experiência dos alunos extensionistas envolvidos na produção desta proposta gerou conhecimentos sobre a elaboração de um evento científico, em que puderam vivenciar a importância de uma ação de extensão voltada à comunidade e ao Curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFRJ.
Abstract
The Occupational Therapy Graduation of the Rio de Janeiro Federal University (UFRJ), Brazil, had the accreditation of it's extension activities, provided by the Brasilian Educational Ministry (MEC) approved. So, the students participation on 360 hours of traineeship will be required over the 4 years of graduation. The objective of this paper is to discuss professional practice in the training of Occupational Therapy students, based on the results of an event promoted by the Occupational Therapy Course of UFRJ. It uses as a methodology the experience report of the organization of the event, presenting all the process of work and organization of the I Curricular Training Meeting of UFRJ and it results, as a way. During the event, given the integration and participation of the affected public, we have the opportunity of a theorical-practical reflection. The students involved in the production experience generated knowledge about the elaboration of a scientific event and they experienced the importance of an extension event focused on community and the Occupational Therapy graduation course.
Keywords: Professional training; Congresses as topic; Internships; Occupational therapy; Universities.
Citas
Ceccim RB, Feuerwerker LCM. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Cad Saude Publica. 2004 Out;20(5):1400--10. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2004000500036&lng=pt&tlng=pt
Botti SH de O, Rego S. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Rev Bras Educ Med. 2008 Set;32(3):363--73. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000300011&lng=pt&tlng=pt
Afonso DH, Silveira LMC da. Os desafios na formação de futuros preceptores no contexto de reorientação da educação médica. Rev Hosp Univ Pedro Ernesto. 2012; 11 (Supl.(0):82--6. Disponível em:: http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=313#citar
Bagnato MHS, Monteiro MI. Perspectivas interdisciplinar e rizomática na formação dos profissionais da saúde. Trab Educ e Saúde. 2006 Set;4(2):247--58. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462006000200003&lng=pt&tlng=pt
Delors J. Educação: um tesouro a descobrir Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI [Internet]. Brasília; 2010. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf
Conselho de Ensino de Graduação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Resolução CEG no. 02/2013. 2013. Disponível em: http://www.poli.ufrj.br/arquivos/dade/CEG2013_02.pdf
Brasil. Lei Federal no. 10.172. Lei no 10.172 de 09 de janeiro de 2001 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/tecnico/legisla_tecnico_lei10172.pdf
Brasil M da E. Plano Nacional de Educação 2011-2020: Metas e estratégias. 2010 p. 121. Disponível em: http://fne.mec.gov.br/images/pdf/notas_tecnicas_pne_2011_2020.pdf
Menezes APS. Educação em Saúde: elaboração de relato de experiência [Internet]. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/251675566/relato-de-experiencia
Conselho Nacional de Educação - CNES, Câmara de educação Superior - CES. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Resolução CNES/CES CNE/CES no 1210 de 12/09/2001 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces1210_01.pdf
Almeida MJ de, Campos JJB de, Turini B, Nicoletto SCS, Pereira LA, Rezende LR, et al. Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais na Graduação em Medicina no Paraná. Rev Bras Educ Med. 2007;31(2):156--65. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v31n2/05.pdf
Moreira MA, Masini EFS. A Aprendizagem Significativa: A Teoria De David Ausubel. São Paulo: Morais; 1982.
Barba PCDS Della, Silva RF, Joaquim RHVT, Brito CMD de. Formação inovadora em Terapia Ocupacional. Interface Comun Saúde, Educ. 2012;16(42):829--42. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v16n42/v16n42a19.pdf
Joaquim RHVT, Marcolino TQ, Cid MFB. Construindo-se terapeuta ocupacional no grupo de reflexão da prática: um espaço para ação-reflexão-ação. Rev Ter Ocup da Univ São Paulo. 2017 Out. 25;28(2):254--60. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rto/article/view/121264
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.