v. 3 n. 1 (2018)

					Visualizar v. 3 n. 1 (2018)

::::Extra! Extra!::::

Temos o prazer de anunciar o lançamento da mais nova edição da Teoria Jurídica Contemporânea, periódico do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Neste quinto número, a Seção Especial tratou das “Vertentes contemporâneas da Teoria Crítica”, refletindo sobre as mais atuais e variadas problemáticas do direito abordadas pela Teoria Crítica.

O v. 3 n. 1 da revista TJC esteve sob a responsabilidade dos editores convidados Andreas Philippopoulos-Mihalopoulos (University of Westminster), Enrique Leff (Universidad Nacional de Mexico), Guilherme Cruz de Mendonça (Instituto Federal do Rio de Janeiro) e Vanessa Batista Berner (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e contou com 7 trabalhos inéditos sobre as diversas questões contemporâneas nas áreas de estudos abrangidas pela Teoria Crítica, como sexualidade, raça, desobediência civil e direitos humanos.

Ainda, foram publicados 2 artigos na Seção Geral, voltados para múltiplas temáticas jurídicas e 2 contribuições na Seção Extra, das quais destacamos oportunamente a entrevista com Aníbal Pérez-Liñan conduzida por Karina Denari Mattos.

Desde 2016 a revista vem sucessivamente crescendo em seu impacto acadêmico. Se em edições anteriores, nossos editoriais destacaram o número de leitores e submissões, neste gostaríamos de chamar atenção para o alcance espacial da revista. De acordo com as publicações e os dados do sistema Open Journal Systems OJS, foram publicadas até o momento 37 contribuições inéditas na Seção Geral (SG) e na Seção Especial (SE) da Revista . Dessas 37 contribuições, 18 foram de autores em instituições estrangeiras,  especificamente por número (5,4,5,4); 6 foram de autores em instituições no Sudeste (excluindo o estado do Rio de Janeiro neste cálculo), ou especificamente por número (0,3,2,1); 5 foram de autores em instituições no Sul, ou especificamente por número (0,3,0,2); 5 foram de autores em instituiçoes no estado do Rio de Janeiro, por número (2,1,1,1); 1 artigo de um autor(es) em instituições no Norte (v.1, n.1); 1 artigo de autor(es) em instituições no Nordeste (v.2, n.1); 1 artigo de autor(es) em instituições no Centro Oeste (v.2, n.1). Não é à toa que constatamos uma alta taxa de exogenia nos nossos números, especificamente (75%, 91 %, 90% e 87,5%). Acreditamos que estes dados também demonstrem o aumento da repercussão de nossa publicação na comunidade acadêmica.

Como de costume. felicitamos todos os editores, autores e avaliadores pelas valiosas contribuições para esta quinta edição. Consideramos que com este número reforçamos o impacto científico da revista e a qualidade dos trabalhos oferecidos à comunidade acadêmica. Finalmente, agradecemos aos membros da Equipe Editorial por todo o esforço e valor aplicado para a  publicação deste número.

Esperamos, mais uma vez, que a revista traga boas reflexões aos nossos leitores!

Equipe Editorial TJC

Publicado: 2018-12-26

Edição completa