“The linguistics that I learned, the linguistics that I taught, the linguistics that I would take to school”: a dialogue with Rodolfo Ilari

Authors

  • Sandra Quarezemin Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-8570-5389
  • Rodolfo Ilari Graduação em Letras Neolatinas Português e Francês pela Universidade de São Paulo (1967), mestrado em Lingüística pela Université de Besançon (1971) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1975). Fez parte do grupo que fundou o Departamento de Lingüística da Universidade Estadual de Campinas no qual trabalhou até 2007. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, tendo trabalhado principalmente nos seguintes temas: linguística românica, semântica, pragmática, aspecto verbal, ensino de língua materna. Publicou livros destinados ao ensino de graduação de lingüistica (particularmente lingüística românica, semântica, e características do português brasileiro). Traduziu várias obras, entre as quais o Breviário de Estética de Benedetto Croce e o Dicionário de Lingüística de Trask. Em 2007-2008 foi titular de Português no Instituto de Espanhol, Português e Estudos Latino-americanos da Universidade de Estocolmo. Em 2009-2013 foi editor da Revista da ABRALIN https://orcid.org/0000-0002-9474-8655

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a42816

Keywords:

linguistics, grammar, teaching, basic education.

Abstract

This work deals with the relationship between linguistics and teaching, focusing on the grammatical aspects of the Portuguese language, on the formation of the student of Letters and on the performance of the grammar teacher of the basic education network. The article is developed around a dialogue with Professor Rodolfo Ilari, it is divided into three parts: (i) the ‘Ilari student’’s view on language and the teaching of grammar; (ii) the ‘Ilari university professor’’s view on language and the teaching of grammar; (iii) linguistics and teaching according to Ilari. In this last part, the interviewee addresses the teachers of the basic education network, and reports on the use of linguistics that he would do if he had the opportunity to act as a teacher of Portuguese at school.

Author Biographies

Sandra Quarezemin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, coordenadora do Laboratório Linguística na Escola – LALESC

Área: Teoria e Análise Linguística

Rodolfo Ilari, Graduação em Letras Neolatinas Português e Francês pela Universidade de São Paulo (1967), mestrado em Lingüística pela Université de Besançon (1971) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1975). Fez parte do grupo que fundou o Departamento de Lingüística da Universidade Estadual de Campinas no qual trabalhou até 2007. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, tendo trabalhado principalmente nos seguintes temas: linguística românica, semântica, pragmática, aspecto verbal, ensino de língua materna. Publicou livros destinados ao ensino de graduação de lingüistica (particularmente lingüística românica, semântica, e características do português brasileiro). Traduziu várias obras, entre as quais o Breviário de Estética de Benedetto Croce e o Dicionário de Lingüística de Trask. Em 2007-2008 foi titular de Português no Instituto de Espanhol, Português e Estudos Latino-americanos da Universidade de Estocolmo. Em 2009-2013 foi editor da Revista da ABRALIN

Departamento de Linguística

Instituto de Estudos da Linguagem

Published

2021-06-21