“A linguística que aprendi, a linguística que ensinei, a linguística que levaria para a escola”: um diálogo com Rodolfo Ilari
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a42816Palavras-chave:
linguística, gramática, ensino, educação básicaResumo
Este trabalho trata da relação entre a linguística e o ensino, focando nos aspectos gramaticais da língua portuguesa, na formação do aluno de Letras e na atuação do professor de gramática da rede básica de ensino. O artigo está desenvolvido em torno de um diálogo com o Professor Rodolfo Ilari, dividido em três partes: (i) a visão do ‘Ilari aluno’ sobre língua e o ensino de gramática; (ii) a visão do ‘Ilari professor universitário’ sobre língua e o ensino de gramática; (iii) linguística e o ensino segundo Ilari. Nesta última parte, o entrevistado se dirige aos professores da rede básica de ensino, e relata o uso da linguística que ele faria se tivesse a oportunidade de atuar como professor de português na escola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)