From BNCC to the project of interdisciplinary actions: (teaching - research - extension in basic education)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a53257

Keywords:

squib

Abstract

Assim que o governo nacional brasileiro foi substituído de uma tendência de centro-esquerda para a extrema direita, o que aconteceu com a derrubada da então presidenta Dilma Roussef e a assunção de Michel Temer à presidência, surge, repentinamente, a Base Nacional Comum Curricular, doravante BNCC. Sob os aplausos dos grupos sociais da direita nacional, a BNCC foi apresentada como um “grande passo” do Ministério da Educação na direção de uma formação básica completa do indivíduo neste início de século XXI. A proposta da reforma do ensino médio, por sua vez, trouxe uma pretensa articulação entre os quatro pilares de Jacques Delors (1996): aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Author Biographies

Sergio Nunes de Jesus, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal.

Possui Licenciatura em Letras Português-Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (1997). Mestrado em Linguística (2008). Doutorado em Ciências da Educação (2010). Pós-doutorado em Ciências da Educação (2015). Cursa Doutorado em Ciências da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP 2021). Foi professor visitante na York University, Toronto-Canadá, 2019. Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia (GP PDA)-CNPq-IFRO. Premiações acadêmicas: Projeto PDA - Menção Honrosa pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2017 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Menção Honrosa pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em 2021 pela apresentação do trabalho Violência doméstica contra a mulher no telejornalismo... no “II Congresso Internacional Interdisciplinar sobre Representações Sociais”. Pesquisador Associado ao Projeto PAINTER-FAPEAM, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM, ICN, Benjamim Constant-AM). Autor das obras: Português instrumental (2013) - Ler e gostar de ler: isso é coisa que se aprende (2016) - Análise do Discurso Francesa: afinidades epistêmicas franco-brasileiras, V. 1 e 2 (2016-2018) - Coleção ciência aberta, Vol. 1-21 (2011-2022) - Povos e comunidades tradicionais, V. 1 e 2 (2017-2019) - Gramática: compreender & comunicar (2020). Tem experiências de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Estudos da Linguagem; Educação; Gênero; Povos e Comunidades Tradicionais. Pesquisador, escritor, músico e poeta.

Celso Ferrarezi Junior, Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG.

Possui Licenciatura em Letras Português/Inglês (1989). Mestrado e Doutorado em Linguística - Semântica (1997/1998) e pós-doutorados (2005/2016) também na área de Semântica. É autor de 55 livros literários e científicos, estes na área de linguagem e ensino de línguas. Escreveu mais de 400 artigos científicos e de opinião publicados no Brasil e no exterior. Atua como consultor de diversas instituições e publicações científicas no Brasil e no exterior. É Professor Titular no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG. Tem experiência de ensino e de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas, alfabetização, descrição linguística e teorias semânticas da linguagem. Premiação acadêmica: Menção Honrosa pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em 2021 pela apresentação do trabalho Violência doméstica contra a mulher no telejornalismo... no “II Congresso Internacional Interdisciplinar sobre Representações Sociais”.

Elizângela Ataíde de Souza Morais, Professora do ensino médio no Governo do Estado de Rondônia

Possui licenciatura em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especialista em Mídias na Educação (UNIR). Especialista                  em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela União das Escolas Superiores de Cacoal (UNESC). Professora do         ensino médio no Governo do Estado de Rondônia desde 2002. Em 2014, desempenhou a função de gestora (vice-diretora) na Escola Estadual de Ensino Médio Shirlei Ceruti, em Vilhena-RO, bem como a função de coordenadora local do Enem nos anos de 2015 e 2016. Faz parte do grupo de pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia, CNPq-IFRO, linha de pesquisa Literatura e sociedade. Organizadora de projeto escolar intitulado: Revista Impressa, desenvolvido nas escolas Shirlei Ceruti (Vilhena) e Carmela Dutra (Porto Velho). Tem publicação nas seguintes obras: Almanaque de Formação Continuada do Professor, Vol. I, da Coleção Ciência Aberta, Vol. 19 (organizadora e autora). Almanaque de Formação Continuada do Professor, Vol. 2, da Coleção Ciência Aberta, Vol. 20 (autora). No prelo: Figuras e topos em contextos sociais (autora). Acredita que a educação precisa rever valores e métodos de ensino, onde o aluno e o professor devem se reconhecerem como parceiros na construção do saber.

Published

2021-06-21