Da BNCC ao projeto de ações interdisciplinares: (ensino – pesquisa – extensão na educação básica)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a53257

Palavras-chave:

squib

Resumo

O presente texto se constitui a partir do Projeto e Grupo de Pesquisa Práticas Discursivas na Amazônia – PDA, campus Cacoal-RO. Projeto este que deu um novo olhar às perspectivas no ensino, pesquisa, extensão no Ensino Médio na Região Norte do país, especificamente, no estado de Rondônia, município de Cacoal. Nos anos de 2015-2018 o projeto atendeu um quantitativo de 13.880 alunos de 9 municípios, bem como a colaboração de 77 instituições de ensino; entre elas: a Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ; Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL; Universidade Federal do Amazonas-UFAM e Universidade Estadual do Amazonas-UEA e Escolas da Rede Estadual de Ensino de Rondônia e Mato Groso. 

Biografia do Autor

Sergio Nunes de Jesus, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal.

Possui Licenciatura em Letras Português-Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (1997). Mestrado em Linguística (2008). Doutorado em Ciências da Educação (2010). Pós-doutorado em Ciências da Educação (2015). Cursa Doutorado em Ciências da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP 2021). Foi professor visitante na York University, Toronto-Canadá, 2019. Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia (GP PDA)-CNPq-IFRO. Premiações acadêmicas: Projeto PDA - Menção Honrosa pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2017 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Menção Honrosa pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em 2021 pela apresentação do trabalho Violência doméstica contra a mulher no telejornalismo... no “II Congresso Internacional Interdisciplinar sobre Representações Sociais”. Pesquisador Associado ao Projeto PAINTER-FAPEAM, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM, ICN, Benjamim Constant-AM). Autor das obras: Português instrumental (2013) - Ler e gostar de ler: isso é coisa que se aprende (2016) - Análise do Discurso Francesa: afinidades epistêmicas franco-brasileiras, V. 1 e 2 (2016-2018) - Coleção ciência aberta, Vol. 1-21 (2011-2022) - Povos e comunidades tradicionais, V. 1 e 2 (2017-2019) - Gramática: compreender & comunicar (2020). Tem experiências de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Estudos da Linguagem; Educação; Gênero; Povos e Comunidades Tradicionais. Pesquisador, escritor, músico e poeta.

Celso Ferrarezi Junior, Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG.

Possui Licenciatura em Letras Português/Inglês (1989). Mestrado e Doutorado em Linguística - Semântica (1997/1998) e pós-doutorados (2005/2016) também na área de Semântica. É autor de 55 livros literários e científicos, estes na área de linguagem e ensino de línguas. Escreveu mais de 400 artigos científicos e de opinião publicados no Brasil e no exterior. Atua como consultor de diversas instituições e publicações científicas no Brasil e no exterior. É Professor Titular no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG. Tem experiência de ensino e de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas, alfabetização, descrição linguística e teorias semânticas da linguagem. Premiação acadêmica: Menção Honrosa pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em 2021 pela apresentação do trabalho Violência doméstica contra a mulher no telejornalismo... no “II Congresso Internacional Interdisciplinar sobre Representações Sociais”.

Elizângela Ataíde de Souza Morais, Professora do ensino médio no Governo do Estado de Rondônia

Possui licenciatura em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especialista em Mídias na Educação (UNIR). Especialista                  em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela União das Escolas Superiores de Cacoal (UNESC). Professora do         ensino médio no Governo do Estado de Rondônia desde 2002. Em 2014, desempenhou a função de gestora (vice-diretora) na Escola Estadual de Ensino Médio Shirlei Ceruti, em Vilhena-RO, bem como a função de coordenadora local do Enem nos anos de 2015 e 2016. Faz parte do grupo de pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia, CNPq-IFRO, linha de pesquisa Literatura e sociedade. Organizadora de projeto escolar intitulado: Revista Impressa, desenvolvido nas escolas Shirlei Ceruti (Vilhena) e Carmela Dutra (Porto Velho). Tem publicação nas seguintes obras: Almanaque de Formação Continuada do Professor, Vol. I, da Coleção Ciência Aberta, Vol. 19 (organizadora e autora). Almanaque de Formação Continuada do Professor, Vol. 2, da Coleção Ciência Aberta, Vol. 20 (autora). No prelo: Figuras e topos em contextos sociais (autora). Acredita que a educação precisa rever valores e métodos de ensino, onde o aluno e o professor devem se reconhecerem como parceiros na construção do saber.

Downloads

Publicado

2021-06-21