Variáveis lexicais e ortográficas no acesso lexical das palavras do português brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16n1a31539

Palavras-chave:

Psicolinguística, Acesso Lexical, Reconhecimento de Palavras, Léxico Mental, Decisão Lexical.

Resumo

Quais variáveis influenciam o acesso lexical no português brasileiro? O presente trabalho teve como objetivo analisar a influência das principais variáveis lexicais e ortográficas no acesso lexical: a. frequência lexical, b. vizinhança ortográfica, c. categoria gramatical, d. número de letras e e. número de sílabas. Modelos de leitura de via dupla postulam diferentes rotas para o processamento lexical e ortográfico, nos quais essas variáveis influenciam diferentemente as etapas do processamento das palavras. Portanto, para uma melhor compreensão do léxico mental, as influências dessas variáveis devem ser analisadas no português brasileiro. Para tanto, aplicou-se um experimento psicolinguístico com tarefa de decisão lexical na modalidade visual entre palavras e pseudopalavras selecionadas e criadas a partir do Léxico do Português Brasileiro. Os resultados apontaram as seguintes diferenças significativas: palavras foram reconhecidas mais rapidamente do que pseudopalavras; palavras de alta frequência foram reconhecidas mais rapidamente do que palavras de média frequência, que por sua vez, foram reconhecidas mais rapidamente do que palavras de baixa frequência; palavras com alta vizinhança ortográfica foram reconhecidas mais rapidamente do que palavras de baixa vizinhança. Esses resultados sugerem que essas variáveis influenciam o processamento das palavras no acesso lexical. Ainda, os resultados das variáveis número de letras e número de sílabas indicam efeitos graduais no reconhecimento das palavras. Assim, a presente investigação contribui para uma melhor compreensão dos processos de leitura durante o acesso lexical, assim como valida a seleção, criação e controle de estímulos com o uso de corpora na pesquisa em psicolinguística experimental no português brasileiro.

Biografia do Autor

Gustavo Lopez Estivalet, 1. Universidade Federal da Paraíba (UFPB) 2. Laboratório de Processamento Linguístico (LAPROL)

Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na área de Teoria e Análise Linguística. Realizou pós-doutorado (PDJ/CNPq, 2018) no Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos (LabLing) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Brasil, com pesquisa sobre o processamento fonológico e o acesso lexical em crianças disléxicas e não disléxicas. Possui doutorado (GDE/CNPq, 2016) em Neurociências e Ciências Cognitivas na Université Claude Bernard Lyon 1 (UCBL), Lyon, França, com pesquisa sobre o processamento morfológico e o acesso lexical em falantes nativos e não nativos. Possui mestrado (CAPES, 2012) em Linguística na UFSC com pesquisa sobre a aquisição da linguagem e a produção oral em língua estrangeira. Possui graduação em Letras - Língua Francesa e Literaturas, habilitação em licenciatura e habilitação em bacharelado na UFSC. Tem interesse em linguística, psicolinguística, neurolinguística, linguística computacional, fonologia, morfologia, sintaxe e ciências cognitivas. Possui formação de Técnico em Eletrônica.

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Publicado

2020-04-30