Análise da eficácia de uma proposta Sociolinguística no ensino de pessoas com transtorno do espetro autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a40637

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Gramática, Variação Linguística, Sociolinguística.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é discutir sobre o ensino de gramática da língua portuguesa para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo o DSM V (2014, p. 50), o Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio neurológico que afeta a interação social, a linguagem e o processamento sensorial, e pode ser classificado como leve, moderado ou severo. Enquanto profissionais da educação, percebemos a dificuldade que professores encontram para trabalhar o ensino de língua em uma sala de aula com pessoas TEA, visto que o pensamento inflexível e as dificuldades de linguagem tornam esse processo mais difícil. Utilizando as bases da sociolinguística educacional e da pedagogia da variação linguística, nos debruçamos sobre uma proposta em específico: o ensino de gramática em três eixos (VIEIRA, 2017) – a fim de verificar a possibilidade ou não de aplicação dessa metodologia com pessoas TEA. As atividades serão preparadas levando em consideração suas dificuldades e habilidades.

Biografia do Autor

Aroldo Pereira da Rosa, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Licenciatura em Letras (UNICESUMAR - 2019), Especialização em Psicopedagogia (Fapan - 2019), Especialização em Psicomotricidade (Instituto Paranaense de Ensino - 2020), Mestrandro em Letras (UEM - conclusão em 2022).

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Publicado

2021-06-21