Inglês na primeira infância: educação bilíngue no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a41517

Palavras-chave:

educação infantil, bilinguismo, ensino de inglês, desenvolvimento infantil

Resumo

Este artigo objetiva discutir sobre a Educação Infantil e o bilinguismo no Brasil. O foco é o ensino de Inglês e escolas bilíngues brasileiras. Aborda a aquisição da Língua Inglesa na primeira infância, discutindo-se sobre o desenvolvimento infantil e a infância (EDWARDS; GANDINI; FORMAN, 2016; IVERSON, 2010), sobre o bilinguismo e as discussões acerca da aquisição da língua (MOZZILLO, 2015; VIAN JR; WEISSHEIMER; MARCELINO, 2013; MEGALE, 2005), sobre a criança bilíngue (MARTINS, 2007) e também sobre as escolas bilíngues e o bilinguismo no Brasil (FILIZOLA, 2019; MOURA, 2016). A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, desenvolvendo-se a investigação por meio de análises e discussões de diversos autores. A temática da pesquisa partiu da experiência de uma das autoras com o ensino bilíngue na primeira infância, e da necessidade de desmistificar e entender a importância da aquisição de uma segunda língua na infância. Considerou-se a criança como agente ativo de seu aprendizado e como sujeito potente, e a língua como forma de expressão desta criança no contexto em que está inserida.

Biografia do Autor

Giovana Maria Carvalho Martins, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em História (2017) e Mestre (2019) em Educação pela Universidade Estadual de Londrina e graduada em Pedagogia (2018) e Pós-graduanda em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pelo Centro Universitário Internacional UNINTER.

Thereza Cristina de Souza Lima, Centro Universitário Internacional - UNINTER

Doutora (2011) e Mestre (2005) em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), especialista (1999) em Língua Inglesa também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), graduada em Letras pela Universidade Santa Úrsula (1976). É também professora de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Linguística do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Downloads

Publicado

2021-06-21