Uso de artigos definidos em redações escolares
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a42429Palavras-chave:
definitude, definidos fracos, genericidade, corpus, produção textual.Resumo
A presente pesquisa tem como foco o emprego de expressões nominais definidas (SNs definidos) em produções textuais de aprendizes da educação básica. O objetivo principal é tecer uma investigação quantitativa e qualitativa de SNs preenchidos com artigos definidos plurais e singulares com função referencial regular, frouxa (ou fraca) e genérica. A hipótese é que, independentemente da marcação de plural, os discentes optam normalmente por SNs definidos que operam em nível de referencialidade que varia entre fraca e genérica. A discussão em tese vem ao encontro da necessidade de um ‘olhar’ mais cuidadoso para os parâmetros da língua mais recorrentes nas produções dos educandos referentes aos domínios discursivos capazes de revelar variação semântica dessas expressões, decorrentes de escolhas linguísticas atreladas a essas diferentes funções dos artigos definidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)