Semelhanças e diferenças entre os conceitos de Aprendizagem Ativa e Aprendizagem Linguística Ativa
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a53302Palavras-chave:
ativa/ aprendizagem linguística, ativa/ensino de língua/, linguística.Resumo
De forma geral, a expressão “Aprendizagem ativa” é usada para classificar atividades pedagógicas em que os estudantes assumem o protagonismo do processo de aprendizagem, realizando atividades que significativas, que os engajam e os levam à reflexão (BONWELL; CHARLES C; & JAMES A.; EISON, 1991). Em Abordagem da Aprendizagem Linguística Ativa (2017), formulei uma proposta de metodologia de ensino de língua em que conceitos advindos da Linguística se vinculam a princípios das ciências cognitivas e onde a sentença é ponto de partida para o desenvolvimento de competências linguísticas complexas. O objetivo da proposta foi o de trazer novas perspectivas para o ensino de línguas por meio de práticas pedagógicas que contribuíssem para um aprendizado mais efetivo da estrutura e das virtualidades do idioma, de forma consciente, crítica e vinculada a processos de leitura e de escrita. O presente artigo tem o objetivo de definir o conceito de Aprendizagem Linguística Ativa, argumentando com base em pesquisas sobre conhecimento prévio e conhecimento profundo na aprendizagem, e explicando porque é fundamental que certos princípios da linguística sejam levados em consideração nas práticas pedagógicas.Downloads
Publicado
2021-06-21
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)