A Semântica de Frames aplicada à Lexicografia Eletrônica: reflexões sobre o desenvolvimento de um dicionário bilíngue
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n2a68222Resumo
No contexto de desenvolvimento do Dicionário Paralímpico, este artigo tem por objetivo refletir acerca do potencial da Semântica de Frames frente a questões lexicográficas e tradutórias. Para isso, o artigo retoma as bases teórico-epistemológicas que situam a teoria fillmoriana no campo da Linguística Cognitiva, enfatizando também o foco desse aporte na descrição lexical e lexicográfica, em âmbitos mais gerais ou mais especializados. Nessa frente, destaca-se o pioneirismo da plataforma FrameNet como ferramenta lexicográfico-computacional que organiza o léxico em frames, com base em corpora. O texto traz, ainda, um panorama quanto aos recursos lexicográficos baseados em frames produzidos pelo Grupo SemanTec, organizando o léxico dos domínios futebolístico, olímpico e paralímpico. A partir do trabalho com o Dicionário Paralímpico, atualmente em andamento, o artigo ilustra a pertinência do frame semântico como organizador do léxico da natação paralímpica. Desse modo, argumenta-se que o frame pode atuar como desambiguador em casos nos quais uma mesma palavra evoca diferentes estruturas conceptuais, bem como abranger, no processo tradutório, aspectos socioculturais atinentes à busca e organização de unidades lexicais equivalentes.
Palavras-chave: Linguística Cognitiva. Semântica de Frames. Lexicografia Eletrônica. Tradução. Dicionário Paralímpico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Linguíʃtica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.

A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)






