INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICO-MATEMÁTICOS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIO A SER VENCIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a50051

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Leitura, Gráfico estatístico-matemático, BNCC

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), no componente Língua Portuguesa, menciona especificamente os gráficos como um dos conhecimentos necessários às habilidades de compreensão e produção escrita, a partir do 3º ano do ensino fundamental até o Ensino Médio. O tema gráfico estatístico-matemático é ainda muito pouco explorado no ensino de Língua Portuguesa, e informações para os professores são escassas. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o tema “gráfico estatístico-matemático” a fim de contribuir para sua inclusão no ensino de Língua Portuguesa, em atividades de leitura, atendendo às prescrições da BNCC. É uma pesquisa de base qualitativa, do tipo bibliográfica. Em sua primeira parte, realizou o levantamento do estado da arte de pesquisas acadêmicas brasileiras sobre o tema no ensino de Língua Portuguesa; como resultado, não se encontrou pesquisa especificamente sobre o tema. Em sua segunda parte, analisou a bibliografia sobre gráficos estatístico-matemáticos e resultou na descrição de características dos gráficos dos tipos colunas, barras, setores e linhas, mais prováveis de constituírem gêneros discursivos frequentes nos Ensinos Fundamental e Médio. Conclui-se que essas informações podem subsidiar atividades de leitura de gráficos visando às habilidades de integração de multissemioses.

Biografia do Autor

Felipe Alves dos Santos, Universidade de Taubaté

Mestrando em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU); com Especialização em Gestão Escolar e em Direito Educacional. Graduado em Letras: Língua Portuguesa e Inglês; Graduado em Matemática e Graduado em Pedagogia. Professor titular-efetivo na Prefeitura Municipal de São José dos Campos, na qual atua como Professor de Ensino Fundamental (anos iniciais). Como pesquisador, dedica-se aos estudos dos discursos mediados por gêneros discursivos, desenvolvimento de estratégias e habilidades de leitura e produção de textos para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, na perspectiva transdisciplinar e dos multiletramentos.

Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi, Universidade de Taubaté

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Professora Assistente-doutor aposentada da Universidade de Taubaté (UNITAU), onde atuou no Curso de Graduação em Letras de 1988 a 2019. Permanece atuando como docente do Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Linguística Aplicada dessa Universidade. Como pesquisadora, atua em projetos sobre gêneros discursivos no ensino de leitura e produção escrita e na pesquisa sobre práticas de análise linguística no ensino de Língua Portuguesa.

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Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier