INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICO-MATEMÁTICOS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIO A SER VENCIDO
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a50051Słowa kluczowe:
Ensino de Língua Portuguesa, Leitura, Gráfico estatístico-matemático, BNCCAbstrakt
A Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), no componente Língua Portuguesa, menciona especificamente os gráficos como um dos conhecimentos necessários às habilidades de compreensão e produção escrita, a partir do 3º ano do ensino fundamental até o Ensino Médio. O tema gráfico estatístico-matemático é ainda muito pouco explorado no ensino de Língua Portuguesa, e informações para os professores são escassas. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o tema “gráfico estatístico-matemático” a fim de contribuir para sua inclusão no ensino de Língua Portuguesa, em atividades de leitura, atendendo às prescrições da BNCC. É uma pesquisa de base qualitativa, do tipo bibliográfica. Em sua primeira parte, realizou o levantamento do estado da arte de pesquisas acadêmicas brasileiras sobre o tema no ensino de Língua Portuguesa; como resultado, não se encontrou pesquisa especificamente sobre o tema. Em sua segunda parte, analisou a bibliografia sobre gráficos estatístico-matemáticos e resultou na descrição de características dos gráficos dos tipos colunas, barras, setores e linhas, mais prováveis de constituírem gêneros discursivos frequentes nos Ensinos Fundamental e Médio. Conclui-se que essas informações podem subsidiar atividades de leitura de gráficos visando às habilidades de integração de multissemioses.
Bibliografia
ALMEIDA, E. M. N.; PORTELA, G. L. Produção colaborativa de textos multimodais a partir do gênero infográfico digital. Práticas de Linguagem, Juiz de Fora, v. 8, n. 2, p. 174-194, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/praticasdelinguagem/issue/view/1372. Acesso em: 03 jul. 2020.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BARBOSA, B. C.; LAVISIO, M. S. M.; SEMCZUK, W. A. F. Leitura em infográfico web: multimodalidade em sala de aula. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 1, p. 65-97, Dossiê Temático, 2018. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/issue/view/1489. Acesso em: 03 jul. 2020.
BATTISTI, I. D. E.; BATTISTI, G. Métodos Estatísticos. Rio Grande do Sul: Editora Unijuí, 2008. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/277/M%C3%A9todos%20estat%C3%ADsticos.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12 ago. 2021.
BUSNELLO, F. de B.; JOU, G. I. de; SPERB, T. M. Desenvolvimento de habilidades metacognitivas: capacitação de professores de ensino fundamental. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 311-319, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prc/v25n2/a13v25n2.pdf. Acesso em: 22 ago. 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF. 1998.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC; SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 17 jun.2020.
BRASIL. Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). Principais tipos de gráficos para a educação básica. Portal online, 2021. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20773-tipos-de-graficos-no-ensino.html. Acesso em: 08 mai. 2021.
BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Estatísticas Eleitorais. Portal online, 2020. Disponível em: https://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleitorais. Acesso em: 10 jan. 2022.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Portal online, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/precos-e-custos/9256-indice-nacional-de-precos-ao-consumidor-amplo.html?=&t=series-historicas. Acesso em: 10 jan. 2022.
CALEGARI, D. A.; PERFEITO, A. M. Infográfico: possibilidades metodológicas em salas de aula de Ensino Médio. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p. 291-307, jan./jun. 2013. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/15170/13190. Acesso em: 23 jul. 2020.
CARVALHO, J.; ARAGÃO, I. Infografia: conceito e prática. Revista Brasileira de Design da informação, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 4, 2012. Disponível em: https://www.infodesign.org.br/infodesign/article/view/136/114. Acesso em: 20 jun.2020.
COSTA, E. Um zoom na imagem: verbo-visualidade em livros didáticos. In: SILVA, A; COSTA, E. (org.). Livro didático: olhares dialógicos. São Paulo: Pontes, 2017. p. 49-75.
DIONÍSIO, A. P. Gêneros multimodais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A., M.; GAYDECZKA, B, BRITO, K. S. (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Palmas e União da Vitória, PR: Kaygangue, 2005, p. 159-177.
DIONISIO, A.; VASCONCELOS, L. Multimodalidade, gênero textual e leitura. In: BUNZEN, C., MENDONÇA, M. (org.). Múltiplas Linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editora, 2013, p. 19-42.
FIORIN, J. L. Leitura e dialogismo. In: ZILBERMAN, R.; RÖSING, T. M. K. (org.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 41-59.
FOGOLARI, L. A. O gênero infográfico: uma análise sociorretórica. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Santa Catarina, 2009. Disponível em: https://riuni.unisul.br/handle/12345/4596. Acesso em: 03 jul. 2020.
GRIJÓ, D. P. S. O infográfico na sala de aula: uma experiência multimodal. Práticas de Linguagem, Juiz de Fora, p. 372-389, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/praticasdelinguagem/article/view/28338/19380. Acesso em: 03 jul. 2020.
KNOLL, G. F.; FUZER, C. Análise de infográficos da esfera publicitária: multimodalidade e metafunção composicional. Alfa, São José Rio Preto, vol.63, n.3, p.583-608, dez 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/10847/8610. Acesso em: 03 jul. 2020.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos da Metodologia Científica. 3.ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1991.
LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 49, n. 2, p. 455-479, jul./dez. 2010. Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645275. Acesso em: 13 de mar. 2019.
LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F.; PACCA, H. Biologia hoje. 3. ed. São Paulo: Ática, 2016.
LOPES-ROSSI, M. A. G. Práticas de leitura em Língua Portuguesa a partir da BNCC: em que se fundamentam e como realizá-las em sala de aula? Linha D’Água: São Paulo, v. 34, n. 03, p. 2-26, set.-dez. 2021. Disponível em:
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185241/177971. Acesso em: 20 de jan. 2022.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MARTINS, S.; SOBRINHO, J. C. A infografia como mescla das matrizes verbais e visuais em textos de divulgação científica: da cultura da linha à cultura da superfície. Práticas de Linguagem, Juiz de Fora, v. 3, n. 2, p. 122-141, jul./dez. 2013. Disponível em:
https://www.ufjf.br/praticasdelinguagem/. Acesso em: 04 jul. 2020.
MEDRI, W. Análise exploratória de dados. Londrina, Universidade Estadual de Londrina, 2011.
MORAIS, P. C. C. C. Construção, leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Área de Especialização em Supervisão Pedagógica da Educação Matemática, Universidade do Minho, Braga, 2010.
NASCIMENTO, R. G. Infográficos: conceitos, tipos e recursos semióticos. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2013. Disponível em: https://attena.ufpe.br/handle/123456789/11283. Acesso em: 04 jul. 2020.
NOVA ESCOLA. Plano de aula – Representando graficamente. Portal online, 2021. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/752/representando-graficamente. Acesso em: 20 mai. 2021.
PAIVA, F. A. O Gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do Ensino Médio. Linguística em (Dis)curso, São Paulo, v. 3, p. 87-101, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/revlael/article/view/1905/4357. Acesso em: 03 jul. 2020.
PAIVA, F. A. Concepção de texto multimodal na leitura de infográfico digital por meio de protocolo verbal. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 38, n. 64, p. 118-134, 2013. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/3400/2560. Acesso em: 04 jul. 2020.
PAIVA, F. A. Análise de discurso multimodal: o uso de topologias em infográfico digital do New York Times. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 17, n. 3, p. 879-900, set./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15318/9506. Acesso em: 06 jul. 2020.
RIBEIRO, A. E. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola, 2016.
RIBEIRO, W. C. Por dentro da Geografia, 7º ano: Ensino Fundamental, anos finais. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
RODRIGUES, C. R. Infografia como estratégia para o ensino de leitura e escrita de textos multimodais. Práticas de Linguagem, Juiz de Fora, v. 8, n. 1, p. 11-28, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/praticasdelinguagem/issue/view/1373. Acesso em: 03 jul. 2020.
ROJO, R.; MOURA, E. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editora, 2012.
ROJO, R. Escol@conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo, 2013.
SILVA, C. R. Infografia com gráficos e a compreensão de informações estatísticas midiáticas. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da vida e saúde) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2018. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/8466. Acesso em: 05 jul. 2020.
SILVA, C. R.; SAMÁ, S. Infografia com gráficos: um estudo semiótico da percepção e do processamento da informação estatística. REnCiMA, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 127-146, 2018. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/issue/view/58. Acesso em: 04 jul. 2020.
SILVA JUNIOR, C.; SASSON, S.; SANCHES, P. S. B.; CIZOTO, S. A.; GODOY, D. C. A. Ligamundo Ciências, 4º ano: ensino fundamental, anos iniciais. São Paulo: Saraiva, 2017.
SOUSA, M. A. A.; PINHEIRO, M. S. A construção de significados do infográfico “Panorama das favelas em Fortaleza” à luz da gramática do design visual. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 19, n. 1, p. 229-248, jan,/mar. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982019000100239&tlng=pt. Acesso em: 03 jul. 2020.
SOUZA, J. A. C.; GIERING, M. E. O infográfico: a multimodalidade e a semiolinguística. Anpoll, Santa Catarina, v. 2, n. 27, p. 73-98, 2009. Disponível em: https://anpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/144. Acesso em: 15 jul. 2020.
SOUZA, J. A. C.; GIERING, M. E. O infográfico: a palavra e a imagem em texto da divulgação científica midiática. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 13, n. 2, p. 295-317, jul./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15369/9556. Acesso em: 04 jul. 2020.
SOUZA, J. A. C. Infográfico: modos de ver e ler ciência na mídia. Bakhtiniana, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 190-206, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/bakhtiniana/issue/view/1562. Acesso em: 20 jul. 2020.
SOUZA, G. F. de. O que são gráficos de setores? Planos de aula, Nova Escola, 2021. Disponível em: https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/5ano/matematica/o-que-sao-graficos-de-setores/1414. Acesso em: 04 dez. 2021.
TEIXEIRA, J. F.; MOURA, A. C. C. Infográfico: a popularidade do gênero e sua abordagem escolar na perspectiva de um livro didático de Língua Portuguesa. Inventário, Salvador, n. 16, p. 1-18, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18222. Acesso em: 20 jul. 2020.
VARGAS, D. da S. Por uma visão cognitivista do processo de inferenciação em leitura. Ciências & Cognição, v. 20, n. 2, p. 313-330, 2015. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org. Acesso em: 23 mar. 2021.
Pobrania
Opublikowane
Numer
Dział
Licencja
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).