INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICO-MATEMÁTICOS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIO A SER VENCIDO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a50051

Mots-clés :

Ensino de Língua Portuguesa, Leitura, Gráfico estatístico-matemático, BNCC

Résumé

A Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), no componente Língua Portuguesa, menciona especificamente os gráficos como um dos conhecimentos necessários às habilidades de compreensão e produção escrita, a partir do 3º ano do ensino fundamental até o Ensino Médio. O tema gráfico estatístico-matemático é ainda muito pouco explorado no ensino de Língua Portuguesa, e informações para os professores são escassas. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o tema “gráfico estatístico-matemático” a fim de contribuir para sua inclusão no ensino de Língua Portuguesa, em atividades de leitura, atendendo às prescrições da BNCC. É uma pesquisa de base qualitativa, do tipo bibliográfica. Em sua primeira parte, realizou o levantamento do estado da arte de pesquisas acadêmicas brasileiras sobre o tema no ensino de Língua Portuguesa; como resultado, não se encontrou pesquisa especificamente sobre o tema. Em sua segunda parte, analisou a bibliografia sobre gráficos estatístico-matemáticos e resultou na descrição de características dos gráficos dos tipos colunas, barras, setores e linhas, mais prováveis de constituírem gêneros discursivos frequentes nos Ensinos Fundamental e Médio. Conclui-se que essas informações podem subsidiar atividades de leitura de gráficos visando às habilidades de integração de multissemioses.

Bibliographies de l'auteur-e

Felipe Alves dos Santos, Universidade de Taubaté

Mestrando em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU); com Especialização em Gestão Escolar e em Direito Educacional. Graduado em Letras: Língua Portuguesa e Inglês; Graduado em Matemática e Graduado em Pedagogia. Professor titular-efetivo na Prefeitura Municipal de São José dos Campos, na qual atua como Professor de Ensino Fundamental (anos iniciais). Como pesquisador, dedica-se aos estudos dos discursos mediados por gêneros discursivos, desenvolvimento de estratégias e habilidades de leitura e produção de textos para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, na perspectiva transdisciplinar e dos multiletramentos.

Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi, Universidade de Taubaté

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Professora Assistente-doutor aposentada da Universidade de Taubaté (UNITAU), onde atuou no Curso de Graduação em Letras de 1988 a 2019. Permanece atuando como docente do Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Linguística Aplicada dessa Universidade. Como pesquisadora, atua em projetos sobre gêneros discursivos no ensino de leitura e produção escrita e na pesquisa sobre práticas de análise linguística no ensino de Língua Portuguesa.

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Publié-e

2023-06-19

Numéro

Rubrique

Dossiê de Língua/Language Dossier