INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICO-MATEMÁTICOS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIO A SER VENCIDO
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a50051Keywords:
Ensino de Língua Portuguesa, Leitura, Gráfico estatístico-matemático, BNCCAbstract
A Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), no componente Língua Portuguesa, menciona especificamente os gráficos como um dos conhecimentos necessários às habilidades de compreensão e produção escrita, a partir do 3º ano do ensino fundamental até o Ensino Médio. O tema gráfico estatístico-matemático é ainda muito pouco explorado no ensino de Língua Portuguesa, e informações para os professores são escassas. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o tema “gráfico estatístico-matemático” a fim de contribuir para sua inclusão no ensino de Língua Portuguesa, em atividades de leitura, atendendo às prescrições da BNCC. É uma pesquisa de base qualitativa, do tipo bibliográfica. Em sua primeira parte, realizou o levantamento do estado da arte de pesquisas acadêmicas brasileiras sobre o tema no ensino de Língua Portuguesa; como resultado, não se encontrou pesquisa especificamente sobre o tema. Em sua segunda parte, analisou a bibliografia sobre gráficos estatístico-matemáticos e resultou na descrição de características dos gráficos dos tipos colunas, barras, setores e linhas, mais prováveis de constituírem gêneros discursivos frequentes nos Ensinos Fundamental e Médio. Conclui-se que essas informações podem subsidiar atividades de leitura de gráficos visando às habilidades de integração de multissemioses.
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