RESUMOS ACADÊMICOS: PERCEPÇÕES DE GRADUANDOS E PROFESSORES DA ÁREA DE ARTES
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a50891Keywords:
resumo acadêmico, percepções, Letramentos Acadêmicos, SociointeracionismoAbstract
Este trabalho objetiva refletir sobre as percepções manifestadas por alunos(as) e professores(as) de um curso de Artes de uma universidade pública acerca do processo de produção de resumos acadêmicos. Para tanto, utilizamos como aporte teórico alguns fundamentos dos Novos Estudos de Letramento - NEL (LEA; STREET, 1998, 2014) e do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; BRONCKART, 2008). Em termos metodológicos, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativista (PAIVA, 2019), utilizando como instrumento de geração de dados dois formulários on-line. Os resultados indicam, dentre outros aspectos, que muitos(as) alunos(as) possuem dificuldades não só na estruturação de resumos acadêmicos como também na leitura do texto original e essas dificuldades podem ser minimizadas por uma maior dedicação por parte do(a) estudante e pelo posicionamento do(a) professor(a) como mediador(a) nesse processo. Sendo assim, presumimos que os resultados desta pesquisa possam contribuir para ações efetivas de ensino e aprendizagem do resumo acadêmico, considerando o campo de Artes.
References
ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.
ASSIS, J. A. “Eu sei mas não consigo colocar no papel aquilo que eu sei”: representações sobre os textos acadêmico-científicos. In: RINCK, F.; BOCH, F.; ASSIS, J. A. (Orgs.). Letramento e formação universitária: formar para a escrita e pela escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2015. p. 423-454.
CAETANO OLIVEIRA, M. de C.; TEIXEIRA, F. A. Resumos acadêmicos na área de Geografia: análise da estrutura retórica e percepções sobre o processo de produção. Revista da ABRALIN, v. 20, n. 3, p. 1400-1426, 23 dez. 2021.
BAZARIM, M.; PEREIRA, R. C. M. Dos parâmetros situacionais aos mecanismos de responsabilização enunciativa em cartas pessoais. Revista Veredas, número especial Interacionismo Sociodiscursivo, p. 181-193, 2017/1. Disponível em: file:///C:/Users/lilin/Downloads/28000-Texto%20do%20artigo-110318-1-10-20190913%20(2).pdf. Acesso em 28 dez. 2021.
BRONCKART, J-P. Entrevista. Entrevistador: Rivadavia Porto Cavalcante. Revista Prolíngua, v. 10, n. 3, nov/dez de 2015, p.105-117. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/28708/15293. Acesso em 28 fev. 2022.
BRONCKART, J-P. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Trad. Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2008.
BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Trad. Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2006.
BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: Educ, 1999.
CAZDEN, C.; COPE, B.; FAIRCLOUGH, N.; GEE, J. et al. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review; Spring 1996. Disponível em: http://newarcproject.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+London+Group.pdf. Acesso em 02 fev. 2022.
CHARLES, S. Cartas sobre a hipermodernidade ou o hipermoderno explicado às crianças. São Paulo: Bacarolla, 2009.
FERNANDES, D. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
KNOBEL, M.; LANKSSHEAR, C. A New Literacies Samples. New York: Peter Lang, Publishing Inc., 2007.
LEA, M. R.; STREET, B. O modelo dos letramentos acadêmicos: teoria e aplicações. Tradução de Fabiana Komesu e Adriana Fischer. Revista da USP, v.16, n.2, p. 477-493, jul./dez. 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/viewFile/79407/pdf_20. Acesso em: 26 abr. 2019.
LEA, M. R.; STREET, B. Student writing in Higher Education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, Jun, Vol. 23 Issue 2, p157-172, 1998. Disponível em: https://www.kent.ac.uk/teaching/documents/qualifications/studwritinginhe.pdf. Acesso em: 20 jul 2021.
LEITE, E. G. A produção de textos em sala de aula: da correção do professor à reescrita do aluno. In: PEREIRA, R. C. M. (Org.). Nas trilhas do ISD: práticas de ensino-aprendizagem da escrita. Campinas: Pontes, 2012. p. 141-177.
MACHADO, A. R.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. S. O resumo escolar: uma proposta de ensino do gênero. SIGNUM: Estudos Linguísticos. Londrina: n. 8/1, p. 89-101, jun. 2005.
MACHADO, A. R.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.
MATENCIO, M. L. M. Atividades de (re) textualização em práticas acadêmicas: um estudo do Resumo. Scripta. Belo Horizonte: v. 6, n. 11, p. 109-122, 2002.
PAIVA, V. L. M. de O. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.
ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.
RUIZ, E. D. Como corrigir redações na escola. São Paulo: Contexto, 2010.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.
STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
SWALES, J. M. Genre Analysis: English in academic and research settings. Cambridge: CUP, 1990.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).