RESUMOS ACADÊMICOS: PERCEPÇÕES DE GRADUANDOS E PROFESSORES DA ÁREA DE ARTES
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a50891Słowa kluczowe:
resumo acadêmico, percepções, Letramentos Acadêmicos, SociointeracionismoAbstrakt
Este trabalho objetiva refletir sobre as percepções manifestadas por alunos(as) e professores(as) de um curso de Artes de uma universidade pública acerca do processo de produção de resumos acadêmicos. Para tanto, utilizamos como aporte teórico alguns fundamentos dos Novos Estudos de Letramento - NEL (LEA; STREET, 1998, 2014) e do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; BRONCKART, 2008). Em termos metodológicos, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativista (PAIVA, 2019), utilizando como instrumento de geração de dados dois formulários on-line. Os resultados indicam, dentre outros aspectos, que muitos(as) alunos(as) possuem dificuldades não só na estruturação de resumos acadêmicos como também na leitura do texto original e essas dificuldades podem ser minimizadas por uma maior dedicação por parte do(a) estudante e pelo posicionamento do(a) professor(a) como mediador(a) nesse processo. Sendo assim, presumimos que os resultados desta pesquisa possam contribuir para ações efetivas de ensino e aprendizagem do resumo acadêmico, considerando o campo de Artes.
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