RESUMOS ACADÊMICOS: PERCEPÇÕES DE GRADUANDOS E PROFESSORES DA ÁREA DE ARTES

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DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a50891

Ключевые слова:

resumo acadêmico, percepções, Letramentos Acadêmicos, Sociointeracionismo

Аннотация

Este trabalho objetiva refletir sobre as percepções manifestadas por alunos(as) e professores(as) de um curso de Artes de uma universidade pública acerca do processo de produção de resumos acadêmicos. Para tanto, utilizamos como aporte teórico alguns fundamentos dos Novos Estudos de Letramento - NEL (LEA; STREET, 1998, 2014) e do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; BRONCKART, 2008). Em termos metodológicos, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativista (PAIVA, 2019), utilizando como instrumento de geração de dados dois formulários on-line. Os resultados indicam, dentre outros aspectos, que muitos(as) alunos(as) possuem dificuldades não só na estruturação de resumos acadêmicos como também na leitura do texto original e essas dificuldades podem ser minimizadas por uma maior dedicação por parte do(a) estudante e pelo posicionamento do(a) professor(a) como mediador(a) nesse processo. Sendo assim, presumimos que os resultados desta pesquisa possam contribuir para ações efetivas de ensino e aprendizagem do resumo acadêmico, considerando o campo de Artes.

Биография автора

Marília de Carvalho Caetano Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei

Pós-doutorado em Linguística. Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa.  A carreira no ensino superior inclui funções pedagógicas e administrativas em cursos de Licenciatura, Bacharelado e Graduação Tecnológica. É professora efetiva do Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João del-Rei. A partir de 2018, passou a integrar o grupo de pesquisa da UFSJ "Letramentos, gêneros e ensino" (LEGEN). Desenvolve o projeto de pesquisa intitulado "O processo de produção de gêneros acadêmicos: reflexões e desdobramentos". Coordena a Empresa Jr. "Singular" (área de língua portuguesa), vinculada ao curso de Letras.

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Опубликован

2023-06-19

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Dossiê de Língua/Language Dossier