Dominando as palavras: uma proposta de oficinas de leitura e produção de texto a partir da perspectiva de gêneros textuais
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5362Abstract
Este texto apresenta um projeto intitulado “Dominando a escrita”, que constituiu uma parceria conjunta entre ensino, extensão e o grupo de professores da área de línguas, visando oferecer, a alunos de dois cursos de Ensino Médio Integrado em uma escola técnica, oficinas de leitura e produção escrita que lhes permitissem desenvolver e aprimorar suas habilidades de uso da língua em processos comunicativos de compreensão de leitura e produção de texto. A ideia do projeto surgiu de uma demanda interna, ao constatar-se a dificuldade latente dos estudantes em relação à linguagem escrita, o que dificultava não apenas seu desempenho na disciplina de Língua Portuguesa, mas, e principalmente, a construção de conhecimentos em outras áreas-- especialmente as disciplinas técnicas -- que necessitam do conhecimento linguístico como instrumento para operacionalizar novos conhecimentos. As oficinas foram planejadas e executadas por professores de Língua Portuguesa, no turno inverso ao frequentado regularmente pelos alunos inscritos. Foram ofertadas oficinas para grupos reduzidos de alunos, visando a um atendimento específico às dificuldades linguísticas de cada aluno, não apenas para sanar essas dificuldades, mas também ampliar o conceito de produção escrita como uma atividade de comunicação, e não apenas como um produto avaliativo escolar. Como pressupostos teóricos, amparamo-nos nas questões de transposição didática propostas por Schneuwly e Dolz (2004), tomando por base propostas alicerçadas no conceito de gêneros textuais segundo a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2003; 2006). Ao final das oficinas, foi construído um material didático para amparar as práticas de produção textual tanto de alunos, quanto de professores da área
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).