Dominando as palavras: uma proposta de oficinas de leitura e produção de texto a partir da perspectiva de gêneros textuais
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5362Abstract
Este texto apresenta um projeto intitulado “Dominando a escrita”, que constituiu uma parceria conjunta entre ensino, extensão e o grupo de professores da área de línguas, visando oferecer, a alunos de dois cursos de Ensino Médio Integrado em uma escola técnica, oficinas de leitura e produção escrita que lhes permitissem desenvolver e aprimorar suas habilidades de uso da língua em processos comunicativos de compreensão de leitura e produção de texto. A ideia do projeto surgiu de uma demanda interna, ao constatar-se a dificuldade latente dos estudantes em relação à linguagem escrita, o que dificultava não apenas seu desempenho na disciplina de Língua Portuguesa, mas, e principalmente, a construção de conhecimentos em outras áreas-- especialmente as disciplinas técnicas -- que necessitam do conhecimento linguístico como instrumento para operacionalizar novos conhecimentos. As oficinas foram planejadas e executadas por professores de Língua Portuguesa, no turno inverso ao frequentado regularmente pelos alunos inscritos. Foram ofertadas oficinas para grupos reduzidos de alunos, visando a um atendimento específico às dificuldades linguísticas de cada aluno, não apenas para sanar essas dificuldades, mas também ampliar o conceito de produção escrita como uma atividade de comunicação, e não apenas como um produto avaliativo escolar. Como pressupostos teóricos, amparamo-nos nas questões de transposição didática propostas por Schneuwly e Dolz (2004), tomando por base propostas alicerçadas no conceito de gêneros textuais segundo a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2003; 2006). Ao final das oficinas, foi construído um material didático para amparar as práticas de produção textual tanto de alunos, quanto de professores da área
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).