Dominando as palavras: uma proposta de oficinas de leitura e produção de texto a partir da perspectiva de gêneros textuais
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5362Resumen
Este texto apresenta um projeto intitulado “Dominando a escrita”, que constituiu uma parceria conjunta entre ensino, extensão e o grupo de professores da área de línguas, visando oferecer, a alunos de dois cursos de Ensino Médio Integrado em uma escola técnica, oficinas de leitura e produção escrita que lhes permitissem desenvolver e aprimorar suas habilidades de uso da língua em processos comunicativos de compreensão de leitura e produção de texto. A ideia do projeto surgiu de uma demanda interna, ao constatar-se a dificuldade latente dos estudantes em relação à linguagem escrita, o que dificultava não apenas seu desempenho na disciplina de Língua Portuguesa, mas, e principalmente, a construção de conhecimentos em outras áreas-- especialmente as disciplinas técnicas -- que necessitam do conhecimento linguístico como instrumento para operacionalizar novos conhecimentos. As oficinas foram planejadas e executadas por professores de Língua Portuguesa, no turno inverso ao frequentado regularmente pelos alunos inscritos. Foram ofertadas oficinas para grupos reduzidos de alunos, visando a um atendimento específico às dificuldades linguísticas de cada aluno, não apenas para sanar essas dificuldades, mas também ampliar o conceito de produção escrita como uma atividade de comunicação, e não apenas como um produto avaliativo escolar. Como pressupostos teóricos, amparamo-nos nas questões de transposição didática propostas por Schneuwly e Dolz (2004), tomando por base propostas alicerçadas no conceito de gêneros textuais segundo a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2003; 2006). Ao final das oficinas, foi construído um material didático para amparar as práticas de produção textual tanto de alunos, quanto de professores da área
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).