A ARGUMENTAÇÃO E O LÓCUS DO PROFESSOR EM MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI :
https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51236Mots-clés :
Material didático, Leitura e produção textual, Ensino da argumentação.Résumé
Este artigo tem por finalidade a observação do material didático disponibilizado às escolas da rede pública estadual de São Paulo em 2021, no que se refere ao ensino da argumentação e ao lócus do professor. Analisamos uma atividade proposta para o nono ano, buscando verificar o tratamento dispensado a essa aprendizagem e identificar possibilidades de ampliação daquilo que o material propõe, para que o professor considere as especificidades de seus estudantes e a heterogeneidade constitutiva do contexto escolar. As bases teóricas dizem respeito, principalmente, aos trabalhos de Perelman e Olbrechts-Tyteca ([1958]2002), voltados à Nova Retórica, de Fillmore (1982) e Petruck (2012) direcionados aos estudos sobre frames, Os resultados são indicativos da importância devida à formação de professores, que não pode prescindir da promoção de conhecimentos significativos, para que esses profissionais atuem em sala de aula de modo a propiciar o desenvolvimento adequado de competências e habilidades no que concerne ao aprendizado de argumentação.
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