A ARGUMENTAÇÃO E O LÓCUS DO PROFESSOR EM MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51236

Palavras-chave:

Material didático, Leitura e produção textual, Ensino da argumentação.

Resumo

Este artigo tem por finalidade a observação do material didático disponibilizado às escolas da rede pública estadual de São Paulo em 2021, no que se refere ao ensino da argumentação e ao lócus do professor. Analisamos uma atividade proposta para o nono ano, buscando verificar o tratamento dispensado a essa aprendizagem e identificar possibilidades de ampliação daquilo que o material propõe, para que o professor considere as especificidades de seus estudantes e a heterogeneidade constitutiva do contexto escolar. As bases teóricas dizem respeito, principalmente, aos trabalhos de Perelman e Olbrechts-Tyteca ([1958]2002), voltados à Nova Retórica, de Fillmore (1982) e Petruck (2012) direcionados aos estudos sobre frames, Os resultados são indicativos da importância devida à formação de professores, que não pode prescindir da promoção de conhecimentos significativos, para que esses profissionais atuem em sala de aula de modo a propiciar o desenvolvimento adequado de competências e habilidades no que concerne ao aprendizado de argumentação.

Biografia do Autor

Janayna Bertollo Cozer Casotti, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Departamento de Línguas e Letras 

Zilda Gaspar Oliveira de Aquino, Universidade de São Paulo (USP)

Professora Doutora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da FFLCH/USP. Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo e Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorado pela Universidade do Minho. Lidera o Grupo de Estudos do Discurso da USP (GEDUSP) e coordena os subgrupos Teorias da Argumentação e Análise Crítica do Discurso. Coordena o projeto de cooperação acadêmica interinstitucional PROCAD (USP/UFRN/UNISINOS. Integra o REDIPAr (Rede Internacional de Pesquisas em Argumentação). Participa do Programa de Pós-Graduação Profissional - PROFLETRAS -USP, vinculado ao Depto de Letras Clássicas e Vernáculas (FFLCH-USP) , tendo sido Coordenadora. de 2015 a 2017. Foi editora responsável pela revista Linha D'Água (2005-2011). Integrou os seguintes Projetos - Projeto de cooperação internacional USP/Univ. do Porto. Projeto da Norma Urbana Culta - Núcleo São Paulo (NURC/SP), Projeto da Gramática do Português Falado (PGPF), Projeto da História do Português Paulista - Projeto Caipira (PHPP), Subgrupo Tradições Discursivas, vinculado ao Projeto para a História do Português do Brasil (PHPB). Pesquisa sobre os temas direcionados a: discurso político, teorias da argumentação, argumentação e cognição,análise crítica do discurso, discurso da mídia, língua falada e escrita nas perspectivas sincrônica e diacrônica, além de se dedicar à linguística aplicada ao ensino de língua materna.

Renata Palumbo, Faculdade Sesi de Educação

Departamento de Linguagens

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Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier