Archives - Page 2
-
Número Especial
Vol. 21 (2019)Edição especial atemática no projeto CAPES PrInt “Vozes e escritas nos diferentes espaços da língua portuguesa”. -
Variação e Mudança em Gramática de Construções
Vol. 21 No 2 (2019)Interessa-nos reunir artigos de pesquisadores nacionais e internacionais sobre variação construcional e/ou sua relação com a mudança linguística (mudança construcional e mudança por construcionalização, nos termos de TRAUGOTT & TROUSDALE, 2013). Há muitas pesquisas que lidam com variação decorrente de polissemia, mas não em decorrência do mecanismo de analogia ou por conta da habilidade para construir equivalências. Convidamos os pesquisadores que estão lidando com tal potencialidade de variação na Gramática de Construções baseada no uso a submeter um artigo a este número. -
Número Especial
Vol. 19 (2017)Resultado do Encontro Intermediário do GT da Anpoll -- Teoria da Gramática , realizado em julho 2015 na UFMG.
Data da publicação: 30 out. 2017.
-
Literatura
Vol. 19 No 1 (2017)O catastrófco desenrolar destas já quase duas décadas do século XXI deixa em nosso imaginário uma amarga certeza: estamos inegavelmente na vigência de um tempo de crise cuja imensa pluralidade de conceitos e de posicionamentos nem sempre apontam para uma ética salutar ou, se quisermos, para uma partilha do sensível, na expressão de Jacques Rancière. Frente ao caos político-econômico instaurado em nível global, frente à violência das guerras que assolam o Oriente Médio, frente ao desabrigo dos refugiados sírios, frente, enfm, à miserabilidade, à perda das raízes culturais, à diluição das territorialidades e à frenética dizimação de etnias não hegemônicas e/ou de populações minoritárias que buscam demarcar as suas identidades sexual e de gênero -- temas que mais do que justifcadamente se têm apresentado como urgências políticas atuais --, frente a tudo isso, eis a pergunta: haverá lugar para o florescimento da literatura em terreno tão inóspito? Por outras palavras: qual será a necessidade da arte diante de um mundo reifcado? Qual será a sua ambiência, o seu possível espaço de atuação, num contexto sócio-político-econômico-cultural que se apresenta cruelmente sob o signo de um capitalismo perverso e avassalador?
A boa arte é sempre um espaço de resistência, bem o sabemos, pois não há democracia sem a defesa do atrito. Acreditando ser a literatura um lugar de enfrentamento entre o artista e o mundo, este número da Revista Diadorim se debruçou sobre o tema arte e resistência nas literaturas portuguesa e africanas, abarcando propostas de discussão que, de Camões a Luis Quintais, de Saramago a Pepetela, evidenciam elas próprias o quanto o lugar da literatura é o da luta, na medida mesma em que é preciso -- e talvez nunca tenha sido tão necessário -- resistir!
-
Número Especial
Vol. 18 (2016)Conferências proferidas para concursos a Professor Titular da UFRJ e artigos de seus convidados.
-
Vol. 16 (2014)
O volume 16 da Diadorim -- Revista de Estudos Linguísticos e Literários -- do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro compõe-se de nove artigos inéditos e uma resenha. Os textos foram escritos por pesquisadores da área de Língua Portuguesa de universidades brasileiras e estrangeiras. Embora focalizem temas de diferentes níveis da língua e distintas linhas teórico-metodológicas -- em consonância com a proposta de volume atemático --, tais textos revelam certa convergência: ensejam nova ótica ou reflexão para a descrição linguística de velhos temas ou, ainda, uma agenda atual de interesses nos estudos linguísticos. Nesta ganham destaque, entre outras possibilidades, o olhar global da gramática, a interface de áreas de conhecimento e a articulação entre pesquisa teórica e empírica.