Gramática e Ensino

Autores

  • Carlos Alberto Faraco Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2017.v19n2a14443

Palavras-chave:

Gramática, Ensino de gramática, Aspectos históricos,

Resumo

Neste artigo, fazemos uma breve revisão histórica do ensino de gramática desde a Antiguidade Clássica. Na sequência, recuperamos as características do ensino de gramática na tradição escolar luso-brasileira e resenhamos algumas das principais propostas alternativas ao modelo tradicional formuladas, nas últimas décadas, por linguistas brasileiros que têm se envolvido com o ensino de língua portuguesa. Seguimos, portanto, uma metodologia historiográfica e, na parte final, damos destaque a questões que precisam ser melhor detalhadas nas propostas alternativas. 

Biografia do Autor

Carlos Alberto Faraco, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1972), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1978) e doutorado em Linguística - University of Salford (1982). Fez pós-doutorado em Linguística na University of California (1995-96). É Professor Titular (aposentado) da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Bakhtin, discurso, dialogismo, ensino de português e linguística, história do pensamento linguístico

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Publicado

2017-12-29

Edição

Seção

I. Para a abordagem reflexiva da gramática